segunda-feira, 23 de julho de 2018

Em terras Incas: Viagem à Bolívia e Peru 12° dia

De Cusco  à Puerto Maldonado

Como sempre, acordamos cedinho. Enquanto Aires resgatava a moto, eu carregava as coisas para o hall de entrada. Nossa moto ficou bem guardadinha dentro do hotel

Então... hora de dizer adeus para Cusco!

Entrando na Interoceânica...

A Rodovia Interoceânica é o primeiro eixo Atlântico-Pacífico da América do Sul. Tem como objetivo unir o Brasil, pelo Acre, ao Peru e promover maior integração comercial entre os países. A estrada possui 1,9 mil km de Assis (Brasil) até Lima (Peru) e 1,4 mil km até o Porto de Ilo, na costa peruana.

A rodovia foi inaugurada em 2011 e é considerado um dos projetos mais importantes para integração entre os dois países, principalmente para quem quer se aventurar em uma viagem para conhecer estas regiões.

Sua extensão passa por trechos da Floresta Amazônica, Cordilheira dos Andes, deserto, neve, vilarejos e cidades históricas.

E vamos subir...

Vamos subir mais um pouquinho...

Vamos seguir...

Vem comigo!

Ainda sobre a Interoceânica, entre Brasil e Peru, no trecho Andino peruano, finalizada em dezembro de 2010, se tornou a rodovia pavimentada mais alta do mundo, com 4.735m de altitude em Pirhuayani, desbancando a Estrada de Karakoram (Paquistão), que tem 4.693m. A rodovia tem uma sequência de curvas inacreditável pelas encostas da cordilheira, com belíssimas vistas do espetacular Pico de Ausangate, com seu cume forrado de neve acima de 6.300m de altitude.

Se você quer brincar na neve...

Fomos O-B-R-I-G-A-D-O-S a parar aqui... Comunidad de Yanacancha

Neve fofinha assim, a gente nunca tinha visto ou pisado...

Maravilhados como estávamos... os 4.428m nem fizeram efeito

Depois de "brincar"na neve, vamos subir mais um pouquinho... e passar mais perto do Pico Ausangate

"Ausengate é um pico da cordilheira Vilcanota, subcordilheira dos Andes, localizado na região de Cusco, no Peru. Atinge 6384 m de altitude. A Cordilheira Vilcanota é uma serra localizada no sudeste do país. É a segunda maior concentração de neve do Peru, com 469 geleiras em uma área de 418 km² e uma espessura média de 28,7 m de profundidade. A cordilheira se estende ao longo de cerca de 120 km pelos departamentos de Cusco e Puno, e atinge a sua máxima altitude no monte Ausangate, seguido por Callangate, com 6 110 metros."
Aires colocando a GoPro

Aires tirando a GoPro

Mais um pouquinho da "emoção" de estar na garupa...

Se prestar atenção, você vai conseguir ver uns floquinhos de neve... ou vai ouvir os "plec plec" dos floquinos batendo no capacete

Assim que a gente começa a descer, a neve vai diminuindo...

Aqui nesta cidade, havia um bloqueio na pista. Parece que havia caído uma barreira e estavam consertando...

Tivemos que retornar uns metros e passar por um trecho da estrada antiga...

De volta à rodovia...

É muita curva! Uma em cima da outra... Pedi para o Aires parar um pouquinho. Na próxima vez vou tomar uma caixa de Dramin

Paramos em uma cidadezinha no meio do nada para almoçar. Para ser sincera, eu não consegui comer. Quando a moto passa, a criançada faz a festa. Vieram perguntar uma monte de coisas. Comprei uns pirulitos para eles e ficaram contentes...

Hora de nos despedirmos do sol...

Chegamos em Puerto Maldonado já noite. Encontramos um hotel e fomos dar uma voltinha. Resolvemos fazer um lanche, que por sinal estava muito bom. Depois demos uma volta às margens do Rio Madre de Dios...

Paramos em um dos 'pubs' que haviam por ali, compramos uma cervejinha e retornamos ao hotel. Depois de "tantas" emoções, hora de descansar o esqueleto.

Até a próxima!

Por Patricia Pilonetto

Pernoite em Puerto Maldonado: Hotel Boton de Oro - 110 Soles c/ café da manhã e garagem.