terça-feira, 17 de julho de 2018

Em terras Incas: Viagem à Bolívia e Peru 6° dia

De Oruro Emoticon Bandeira Bolivia à Coroico Emoticon Bandeira Bolivia


Olá!

Hoje o dia promete... Arrumando a bagunça!


Depois de um bom café da manhã no hotel e uma xícara de chá de coca, estávamos prontos para pegar a estrada... Acho que está um pouco friozinho!


Saímos de Oruro com destino à Coroiro para fazer a travessia pela famosa Estrada da Morte. Passamos por El Alto (que ficam um pouco antes de La Paz), um trânsito infernal...



Estas zebrinhas chamaram nossa atenção. Estavam fazendo uma espécie de campanha para conscientizar os pedestres a atravessarem na faixa...


Avistando a cidade de La Paz...


Como temos que passar por La Paz, aproveitamos para conhecer o centro da 2° capital Boliviana. Isso mesmo, você leu direito, a capital oficial da Bolívia é Sucre, a sede do governo fica em La Paz e, por esse motivo, muitos a consideram como a 2° capital do país.



"La Paz é a capital federal da Bolívia e a 3ª cidade mais populosa do país. Localiza-se a 3.700 metros de altitude. Tem aproximadamente 2.087.597 habitantes. Embora Sucre continue legalmente sendo a capital do país, La Paz é a sede do governo da Bolívia desde 1898" - Wikipédia

É neste Palácio de cor salmão que Evo Morales "trabalha" rsrsrs, mas neste dia não estava na cidade.





Havia um grupo de pessoas fazendo alguma reivindicação. Também notamos muitos repórteres e policiamento reforçado.



Tentei encontrar algum lugar para comprar um regalo da cidade, mas não encontrei nada nas proximidades. Partimos então em direção à Coroico...


pegamos mais uma "muvuca"por aqui...


Só alivia mesmo mais na saída da cidade...


Nada de restaurante por aqui... o jeito foi improvisar ☺suco e salgadinho de torresmo





Longe da selva de "tijolos vermelhos", o cenário se torna mais agradável aos olhos...



E vamos seguir...





O Parque Nacional de Cotapata e a Área Natural de Manejo Integrado é uma área protegida nas Yungas do Departamento de La Paz, Bolívia. Situa-se no noroeste do departamento, nas províncias de Nor Yungas e Murillo, nos municípios de Coroico e La Paz, a cerca de 50 km da cidade de La Paz.





Realmente muito bonito!!!



Muita estrada pela frente.... vamos seguir





Enfim... chegamos...



Aqui começa nossa  aventura!!!





Um pouco da história:

Construída por prisioneiros de guerra Paraguaios na década de 30, o Camino de la Muerte também conhecido como “Camino de los Yungas” é famosa mundialmente por ser considerada a estrada mais perigosa do mundo. O motivo é a falta de segurança já que não existem quaisquer barreiras durante o percurso e em alguns trechos há precipícios de até 500 metros de altura.

A Estrada da Morte liga La Paz a Coroico e entre os quilômetros 61 e 69 fica o trecho mais assustador de todas as estradas do mundo. Por esse motivo, em 1995, foi considerada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, "a estrada mais perigosa do planeta". Nesse trecho morriam cerca de 200 a 300 viajantes por ano, que acabavam despencando montanha abaixo. A estrada, famosa por seu perigo extremo tem uma largura de pista simples, chegando a medir 3 metros de comprimento, com despenhadeiros, curvas fechadas, passagens estreitas e nada de proteção.

O acidente mais marcante ocorreu na década de 80, quando um ônibus cheio de passageiros “mergulhou” num precipício, matando cerca de 100 pessoas no pior acidente rodoviário da Bolívia.

A estrada é uma das poucas rotas que atravessam a Amazônia boliviana seguindo até a capital do país. No final de 2006, depois de 20 anos de trabalhos, uma nova estrada paralela foi aberta ao tráfego. Agora com pontes, drenagens de água, pavimento, proteções e várias faixas. Como resultado, a antiga Estrada da Morte é muito menos utilizada por carros e bem mais procurada pelos bikers e viajantes aventureiros, que curtem a mata em suas trilhas.

O perigo da estrada ironicamente tornou um popular destino turístico a partir dos anos 1990, atraindo caçadores de emoções. A aventura começa a 4650 metros de altitude no alto de La Cumbre, até entrar no percurso "off-road" e de aí, sempre descendo até os 1200 metros. Este percurso  "off-road" possui 64 km de extensão.

Fontes: https://jp-lugaresfantasticos.blogspot.com/2011/11/estrada-da-morte-bolivia.html
https://www.guiaviajarmelhor.com.br/caminho-da-morte-na-bolivia-a-estrada-mais-perigosa-do-mundo/













Antes desse portal, existe uma 'cancela' (ao estilo boliviano: uma pessoa segurando uma corda), onde se paga uma taxa de 25 Bs. Entregam este papel que parece um mapa do trajeto e se apresenta na saída, em uma outra 'cancela' (Isso não aconteceu, não tinha outra 'cancela').







Ao longe se avistava a cidadezinha de Coroico encrustada na montanha.



A gente encontra MUITOS bolivianos às marges de lagos e riachos lavando roupa...


Chegando em Coroico...




Tivemos certa dificuldade em encontrar um hotel. NENHUM dos que vivos tinha internet. Depois de conseguir um, tomamos um bom banho e colocamos nosso 'arsenal' tecnológico para carregar e, como em muitos lugares existe uma certa escassez de tomadas, o jeito é compartilhar a única tomada no quarto...


Vista do terraço do hotel...



À esquerda pode-se ver um pouquinho da "Estrada da Morte"... e à direita a rodovia nova.




Saímos para conhecer a "mini" cidade de Coroico... e fomos à procura de um local para comer e que tivesse internet...



Nos restaurantes próximo a praça, haviam 2 com indicação de wi-fi, mas ambos alegaram não estar funcionando.Entramos em um e aguardamos ser atendidos, mas tinha um casal na porta do restaurante (que cabiam apenas 3 mesas dentro) fumando e, comer com aquele cheiro... sem chance!

Então passamos a procurar um restaurante mais 'decente' para comer... Encontramos este quando já estávamos desistindo de procurar. Acertamos em cheio!!!


Trucha a la plancha con verduras y quinoa: uma delícia!!!


Depois de matar o que estava nos matando desde o almoço... bora para o hotel descansar para continuar viagem.

Até a próxima!


Por Patrícia Pilonetto



Pernoite em Coroico Emoticon Bandeira Bolivia Hostal Kory - 260 bolivianos sem café da manhã.
'Ingresso' Estrada da Morte: 25 bolivianos

Total percorrido: 329 Km




Nenhum comentário:

Postar um comentário