sábado, 21 de julho de 2018

Em terras Incas: Viagem à Bolívia e Peru 10° dia

De Ollantaytambo   à Águas Calientes - Machu Picchu 


Olá pessoal!

Pela manhã, Aires já estava 90% e eu... -10%

Fiz um grande esforço para parecer bem, me levantei e fomos tomar café. O pior café da viagem também: café frio, sem leite e um pão seco para comer. Sem condições. Levantamos e saímos. Fomos até a praça e pegamos um tuc-tuc até a estação de trem. Estava chovendo... o que me deixou um pouco chateada. Durante todo o inverno, chove 2 ou 3 dias... e pegamos bem os dias de chuva. 

Na estação havia uma cafeteria e ali tomamos um copo de café decente. 




Ao embarcar no trem, serviram bebidas e um BOM lanche. O vagão que eu tinha comprado passagem era um intermediário, que estava com preço promocional, havia um certo requinte . Pedi um chá de camomila para melhorar meu estômago. Serviram um sanduíche e uma maçã, dos quais não comi e levei junto para comer mais tarde.





Chegando em Aguas Calientes (também conhecida como Machu Picchu Pueblo)


Uma vez em Águas Calientes, se pode fazer uma longa caminhada até a entrada do sítio ou tomar um dos ônibus que sobem até o local. (Procure ir cedo para aproveitar a atração sem pressa).
Gente, é uma loucura aqui...Uma muvuca total!

Assim que desci do trem, já fui direto para a fila comprar as passagens de volta, enquanto o Aires foi atrás da entrada do sítio arqueológico. Depois de quase 1 hora na fila, conseguimos. Saímos dali e fomos para OUTRA fila. Aires me pediu para "guardar" lugar na fila do ônibus que nos levaria até a entrada de Machu Picchu e foi comprar as passagens. Uma fila quilométrica... nem via o fim dela.



Depois de um BOM tempo, a fila começou a andar... e a andar rápido. Aires ainda não tinha voltado e eu já estava preocupada. Já estava avistando o começo da fila quando ele chegou.


Foi rapidinho, pois os ônibus paravam, as pessoas entravam, seguia e já vinha outro.

Machu Picchu é o destino principal do roteiro para quem vai ao Peru. A cidade perdida dos incas é uma das 7 maravilhas do mundo e o destino turístico mais visitado do país.

Chegando lá em cima...embora o tempo estivesse nublado e chuvoso, entramos e tentamos curtir o máximo que deu...








  


Um pouco de história:

Machu Picchu é simplesmente a atração número um do Peru – e talvez da própria América Andina. Desde que a descoberta científica da cidadela inca foi anunciada pelo historiador americano Hiram Bingham em 1911, sua complexa e misteriosa arquitetura encastelada, cravada em um cenário montanhoso dramático, vem atraindo turistas de todo o mundo.
Tanta popularidade levou o destino, uma das sete maravilhas do mundo, a sofrer com o turismo desenfreado e alguns dos preços mais altos do país. Mesmo assim, hordas de turistas desembarcam sem parar nessa antiga cidade inca de pedra, seja pela clássica Trilha Inca ou por trens vindos de Cusco. E motivos não faltam para tamanha determinação.
Machu Picchu, que em língua quéchua significa “montanha velha”, está localizada sobre uma montanha de granito e abriga impressionantes construções erguidas com pesados blocos de rocha. Cercado de enigmas a respeito de sua criação e serventia, o local, declarado pela Unesco como Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade, está a 74 quilômetros de Cusco e a 2.350 metros acima do nível do mar.










































Na saída do sítio, uma 'filinha' já nos aguardava para pegar o ônibus de volta à Aguas Calientes. 


Enquanto aguardávamos, Aires pegou os passaportes e foi carimbar... Claro!!!


Após descer, passamos o tempo passeando entre as barracas de "regalos" até a hora de pegar o trem de volta. Enquanto aguardávamos o embarque curtimos a apresentação de um músico da região...





No retorno, serviram uma bebida quente/fria, um salgadinho de milho (muito bom) e um doce.


De volta à Ollantaytambo, decidimos jantar. Escolhemos um dos restaurantes na praça e pedimos uma sopa de quinoa com verduras para repor os nutrientes. Estava muito boa! Depois, voltamos ao hotel.


IMPORTANTE: NOVAS REGRAS DE VISITAÇÃO

Em 2019 foram estabelecidas novas regras de visitação em Machu Picchu. Os ingressos agora separam os grupos em 9 horários de entradas diferentes (das 6h às 14h, com um grupo a cada hora). As visitas terão duração máxima de quatro horas.

No momento da compra, você deverá decidir pela visita da cidadela apenas ou se prefere incluir uma das montanhas − Machu Picchu ou Huayna Picchu –, acessíveis por trilha.

As compras podem ser feitas no site oficial a partir de seis meses antes do passeio. Se decidir pela subida às montanhas, o seu ingresso à cidadela deverá obrigatoriamente ocorrer no horário da manhã.

Com a nova medida, os turistas também são obrigados a contratar um guia turístico e três circuitos de visitação foram definidos. Caso o visitante queira voltar ao sítio histórico pela segunda vez na mesma viagem, não é necessária a contratação de guia, bastando a apresentação do ingresso da primeira visita (mais ainda é necessária a compra de um novo ticket).

Conforme uma nova regra do parque, o visitante tem que sair do parque ao terminar o circuito, impedindo o reingresso, que antes permitia duas entradas no mesmo dia com apenas um ingresso. Agora, como o horário de entrada é restrito, se o visitante quiser voltar, será preciso comprar um novo bilhete.


Objetos como pau de selfie, tripé, mochilas muito grandes, sombrinhas, bebidas alcoólicas, carrinhos de bebê e drones passaram a ser proibidos no local.



Até a próxima!



Por Patrícia Pilonetto



Pernoite em Ollantaytambo  Hostal las Portadas -  60 soles (sem café)
Trem para Águas Calientes: 155 US$ (ida e volta) por pessoa (PERURAIL)
Ônibus para Machu Picchu: 24 US$ por pessoa
Entrada em Machu Picchu: 152 soles por pessoa
Carimbo no passaporte: 1 sol por pessoa


2 comentários:

  1. Muito boas as fotos e a forma que vocês explicam estas maravilhas da natureza faz com que nos transportemos em pensamentos ao grande Machu Picchu obrigado por permitir viajarmos juntos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, por algum motivo não estava recebendo os comentários!
      Valeu, obrigada! Foi muito emocionante conhecer esta cidade mágica. Muito legal saber que vocês curtem nossas viagens... me anima a querer viajar mais para postar mais coisas legais!

      Excluir