sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Viagem à Argentina, Chile, Bolívia e Paraguai - 10° Dia: De San Pedro de Atacama à Antofagasta


Olá pessoal!

Hoje, pela primeira vez, tomamos café no hotel. Na noite anterior, chegaram 2 casais brasileiros e, com a aventura dos últimos 2 dias, acabei esquecendo que quando chegamos haviam 3 motociclistas brasileiros e 2 das motos eram exatamente iguais a nossa. Aires estacionou do lado das irmãs.

Nos despedimos da D. Mari, proprietária do hotel. Por falar nisso, super recomendamos este hotel. D. Mari foi muito atenciosa conosco: pedimos um abridor para o vinho e ela nos cedeu 2 taças. Muito querida!


Seguimos para o Valle de la Luna, já que no dia anterior eu precisei descansar... ☺☺☺


O Valle de la Luna ganhou este nome devido à semelhança de seu terreno com a Lua no deserto montanhoso. Ele é composto por inúmeras formações de pedras e areia moldadas ao longo de milênios pela água e pelo vento.






Localizado em um vale de origem vulcânico, o Valle de la Luna é formado por rochas salinas, totalmente desenhadas pela erosão do tempo. O vento e as grandes mudanças de temperaturas deram ao lugar este visual único.



Um pouco de história/geografia:

Este Vale é famoso por suas formações parecidas com a superfície lunar, devido às distintas estratificações e afloramentos salinos ocasionados por agentes naturais.  De oeste para leste, existe um relevo elevado chamado de 'Cordillera de Domeyko', cuja maior altitude é do 'cerro' Quimal com 4.278 metros, seguido por um setor mais baixo (la cordillera de la sal) conhecido como depressão 'preandina' (onde estamos), no qual se localiza o grande Salar de Atacama (2.300m). Então surge a Cordilheira dos Andes constituída por um planalto conhecido como Altiplano (4.730m) e uma cadeia de vulcões (muitos acima de 6.000m), os quais dividem este relevo e delimitam os sistemas de rios e 'quebradas' existentes.









Algumas das formações rochosas parecem ter sido esculpidas por humanos. As "Três Marias", uma estátua natural que retrata figuras aparentemente surgindo do chão são um testemunhos dos intensos processos de erosão e desgaste das rochas. Estima-se que esta formação possui  aproximadamente 1 milhão de anos. Nas minhas pesquisas, vi algumas descrições sobre um fato curioso: dizem que uma das três formações foi quebrada quando um turista decidiu subir nela para tirar uma foto...  e segundo dizem, este "ser" nunca mais poderá entrar no Chile... se é verdade eu não sei!





Encontrei muitos cristais por aqui... só são um pouco difíceis de tirar um pedacinho... Mas eu tirei!
Cada vez que viajamos, trazemos amostras de pedras diferentes para nossos filhos. Já trouxemos pedras vulcânicas, de rios... qualquer uma que achamos diferente, eles adoram! Aires coletou um pedacinho de sal da salina Crisanta para eles também. Esta da foto abaixo é a "Selenita".


A Selenita (do grego selēnē, lua) é uma variedade de gipsita bem cristalizada e com aparência vítrea.
Quimicamente é sulfato de cálcio hidratado e é um mineral natural que é encontrado em rocha pura (branco translúcido) e com estrias definidas.




Anfiteatro... 'La Cordillera de la Sal' se origina pela acumulação horizontal de materiais finos como areia, argila e sal que posteriormente foram deformados por movimentos da crosta terrestre. A ação do vento e da água sobre esta formação geológica deu origem a uma forma que se assemelha a um acordeon, por isso recebeu o nome de Anfiteatro.






Sal cristalizado...






É realmente espetacular!








Daqui seguimos para avistar a Cordilheira de Sal do alto e também conhecer a famosa "Piedra del Coyote".














Sem palavras para descrever esta paisagem! Magnífica obra da natureza!




Com isso nos despedimos de San Pedro de Atacama... deixei estas informações para a 'saída', afinal nosso blog também é de caráter cultural...  ☺

O Deserto de Atacama está localizado na região norte do Chile até a fronteira com o Peru. Com cerca de 1000 km de extensão, é considerado o deserto mais alto do mundo. É também o deserto mais seco pois chove raramente na região (existem áreas onde não chove há mais de 23 milhões de anos), em consequência das correntes marítimas do Oceano Pacífico não conseguirem passar para o deserto, por causa de sua altitude. Assim, quando se evaporam, as nuvens úmidas descarregam seu conteúdo antes de chegar ao deserto, podendo deixá-lo durante épocas sem chuva.

De acordo com estimativas, o deserto de Atacama ocupa 105.000 quilômetros quadrados ou 128.000 quilômetros quadrados se as encostas inferiores dos Andes forem incluídas. A maior parte do deserto é composta por terreno pedregoso, lagos de sal e areia.

As temperaturas no deserto variam entre 0 °C à noite a 40 °C durante o dia. Em função destas condições existem poucas cidades e vilas no deserto; uma delas, muito conhecida, é São Pedro de Atacama, que tem pouco mais de 3000 habitantes e está a 2400 metros de altitude. Por ser bem isolada é considerada um oásis no meio do deserto e o principal ponto de encontro de viajantes do mundo inteiro, além de possuir uma vida agitada, mesmo depois da meia noite, com bares e restaurantes lotados e pessoas conversando e planejando o dia seguinte.

A região foi primeiramente habitada pelos 'atacameños', povo da região juntamente com a civilização dos nativos 'aymaras', ambos deixaram um legado inestimável em termos arqueológicos, daí o seu nome deserto de Atacama.

Existem muitos lugares para visitar pelos arredores de San Pedro de Atacama. Ficamos 2 dias e meio mas foi muito pouco... Espero poder voltar um dia! Sem sombra de dúvidas é um lugar maravilhoso!!!


Tchau altitude... vamos para o litoral!




Chegando em Calama...



Centro urbano instalado a 2260 metros de altura, Calama é o núcleo cívico no interior do deserto. Localizado ao nordeste de Antofagasta e com fortes oscilações térmicas entre o dia e a noite. Calama possui variados serviços para os turistas e é o ponto de partida para os diversos recorridos nas proximidades. Dessa maneira, desde Calama é possível chegar a cenários salinos localizados no deserto, vales e cordilheiras. Também tem um importante desenvolvimento comercial, financeiro e administrativo, e recentemente uma progressiva exploração do turismo nas ribeiras do rio Loa para a prática de pesca esportiva e natação.


É muito interessante estar aqui, pois saímos de San Pedro, uma vila com estradas de terra no meio do nada e então chegamos a Calama e encontramos prédios, shoppings... uma cidade muito bem estruturada...


Encontramos muitas pessoas "caracterizadas" e durante o almoço descobrimos que era por conta das "Festas Pátrias" (independência do Chile). Me disseram que esta festa dura uma semana...


De Calama seguimos para a costa, fazendo uma paradinha muito importante para o motociclista em mais uma parte do deserto de Atacama... 'La mano del Desierto'




Geoglifo no deserto, próximo a Antofagasta.

Geoglifo é uma grande figura feita no chão (geralmente com mais de quatro metros de extensão), em morros ou regiões planas e são feitas por povos antigos.

Confesso que deu MUITO trabalho para conseguir a localização exata. Tive que entrar pelo Street View e refazer todo o percurso de Calama à Antofagasta, mas encontrei. O Geoglifo, que infelizmente não tem nome, esta nas proximidades do Km 1426 na Ruta 5.



Trópico de Capricórnio... nesta viagem passamos várias vezes  por esta "linha imaginária".



 La Mano del Desierto...



“A Mão do Deserto”, é uma grande escultura de uma mão enterrada nas areias do Deserto do Atacama no Chile. O fato de ser um construção no meio do deserto e dar a impressão de que existe o resto todo de um corpo debaixo da areia, fez o lugar ficar famoso e se transformar em um dos principais pontos turísticos do Chile. A escultura foi construída em 1990 pelo mesmo escultor que fez a famosa Mão de Punta del Leste no Uruguai. Sua estrutura é toda de ferro e cimento, para conseguir resistir ao calor e vento do Deserto do Atacama. A 'La Mano del Desierto' é enorme, possui mais de 10 metros e a diferença fica clara quando alguém chega perto dela.




  







Entrando em Antofagasta...


Conhecida como a “Pérola do Norte”, Antofagasta é uma cidade de deserto e mar. Dotada de surpreendentes formações geológicas, cálidas águas, e de uma maravilhosa flora e fauna típica, a capital da segunda região é também o berço da história do país vinculada à época do salitre. A tradição cultural com vestígios arqueológicos combinam-se com a existência de serviços urbanos como aeroporto e aeródromos, portos, estabelecimentos astronômicos e empresas mineiras. Os balneários são um dos favoritos pelos turistas. Alguns deles são Mejillones, a Isla Santa María e Hornitos, praias de águas apassiveis e agradáveis temperaturas, ideais para realizar esportes náuticos e aquáticos.



Ruínas de Huanchaca...


As ruínas de Huanchaca são o vestígio de uma antiga fundição de prata , localizado em Antofagasta no Chile. Foi declarado Monumento Histórico Nacional em  7 de janeiro de 1974. Segundo informações, a prata vinha de trem retirada de minas na Bolívia e eram fundidas aqui.



 Seguimos a procura de hotel...


Depois de devidamente instalados, fomos nos divertir na 'fonda' montada especialmente para as 'Festas Pátrias' que ficava próxima do hotel.


Uma amostrinha...



Depois de curtir um pouquinho da festa chilena e comer um delicioso 'chorripan' (eu) e um 'anticucho' (Aires) fomos das uma passeadinha pela orla...



Até a próxima! ✌

Pernoite em Antofagasta   Ibis Hotel- US$ 55 dólares sem café da manhã

Total percorrido: 442 km


Valle de la Luna + Piedra del Coyote: $ 2.000 pesos chilenos por pessoa

Chorripan é uma espécie de cachorro-quente feito com um tipo de linguicinha, maionese com especiarias, quacamole e um molho agridoce, entre outros acompanhamentos.

Anticucho é um espetinho de carne (gado, frango e linguicinha) com legumes (cebola e pimentão).


Nenhum comentário:

Postar um comentário