sábado, 9 de setembro de 2017

Viagem à Argentina, Chile, Bolívia e Paraguai - 4° Dia: De San Fernando do Valle do Catamarca à Amaicha del Valle

Olá pessoal!

Descobrimos, na noite anterior, que o café seria servido somente depois das 8 horas. Então acordamos cedo, por volta das 6:30 horas, e seguimos para conhecer um pouco mais da cidade.


As Ruídas de 'Pueblo Perdido de la Quebrada' são um conjunto de construções de uma civilização antiga que dominava as terras de La Quebrada há mais de 1500 anos. Fica a 5 km da cidade, sobre uma montanha de cerca de 40 metros de altura na encosta do rio El Tala. O sítio arqueológico fica a 700 metros acima do nível do mar, mostrando vestígios do que foi a cultura "La Guarda"em sua fase inicial.


Para nós parece somente um amontoado de pedras... mas são o que sobrou dos fundamentos das construções daquela época.


Se trata de um conjunto de mais de 40 recintos erguidos com pedra e argila ou ramos entrelaçados, agrupados em torno de um espaço comum, correspondente a uma sociedade baseada na economia agrícola, que através da construção de muros de contenção evitou a erosão do terreno e da construção de barragens, canais e valas de irrigação, realizou o gerenciamento de água.
O cultivo era realizado nos terraços cultivados, onde produziram milho, feijão, batata, abóbora e outros alimentos. A pecuária baseava-se na criação de 'llama' em campos ou áreas mais elevadas, das quais obtinham lã, carne, peles, gordura, ossos e tendões.


Era um centro de processamento de produtos agrícolas, onde a lã era usada para produzir fios e possivelmente tecidos. Além disso, fizeram tinturas, processavam condimentos ​​para preservar as carnes e moíam alimentos e pigmentos.



Há evidências de que ali trabalhavam o couro, ossos, chifres e pedras ornamentais. O ambiente natural do sítio arqueológico é notável pela presença de 'cardones' grandes, que em alguns casos atingem 10 metros de altura e vários séculos de idade.





  Vamos seguir...


Monumento a la Mujer



Dique El Jumeal


Mercado Municipal


Saindo de San Fernando do Valle do Catamarca

Aires optou por um caminho alternativo, saímos da rodovia e seguimos pelo interior...





San Miguel de Tucumán



Catedral de San Miguel de Tucumán


Paradinha para almoçar...


'El Gauchito'... super recomendo! A melhor empanada que já comemos!!!


De volta à estrada...




El Indio...


El Mollar...



Reserva Arqueológica Los Menhires


Los Menhires são enormes pedras de granito esculpidas  a mais de 2000 anos, datando do início da era cristã,  que podem medir até três metros, pesando até 4 toneladas. A palavra menhir é de origem celta e significa "pedra longa"





As formas que são representadas nos menhires são surpreendentes: rostos humanos ou animais, formas geométricas ou combinações dos diferentes tipos. Os documentos mais antigos para a área andina os associam a práticas propiciatórias da vida, com o antepassado Huanta e os primeiros assentamentos nos vales.


Infelizmente, os menhires foram movidos várias vezes e isso prejudicou seu estudo e proteção, uma vez que não se conseguiu registrar todas as informações necessárias para interpretar o seu significado. No entanto, diz-se que, para as raças primitivas, eram monumentos para o culto à fertilidade.






Tafi del Valle




Saindo de Tafi del Valle pegamos uma neblina muito fechada na subida da Sierra del Aconquija



Esta era a vista de cima, depois de passada pela neblina... acima de 2000 metros de altitude



Cuesta de los Cardones








Pretendíamos chegar em Cafayate, mas como já estava anoitecendo paramos em Amaichá del Valle, uma cidadezinha logo na descida da serra. Uma praça central, mercadinho, igreja, restaurante, hotel... tudo pertinho. Então depois de instalados fomos dar uma voltinha na praça, jantar e finalizar o dia...


Até a próxima!✌

Pernoite em Amaichá del Valle  🇦🇷  Hostal L'Apacheta - $ 400 pesos sem café da manhã

Total percorrido:438 km



Pueblo Perdido: entrada gratuita.
http://www.turismo.catamarca.gob.ar/?vh_accommodation=que-hacer-categoria/museos/centro-de-interpretacion-pueblo-perdido

Reserva Arqueológica de Los Manhires: entrada gratuita
https://www.welcomeargentina.com/tafidelvalle/reserva_los_menhires.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário