quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Viagem à Argentina, Chile, Bolívia e Paraguai - 16° Dia: De Embarcación à Asunción

Olá pessoal,

Saímos de Embarcación ainda escuro...



e acompanhamos o nascer do sol


Entramos nesta cidade para tomar café, mas estava tudo fechado... o negócio foi fazer uso dos suprimentos de emergência


E vamos seguir...







Paramos num posto em Ibarreta para fazer um lanche/almoço




Encontramos muitas queimadas pelo caminho...




Paso Internacional Clorinda - Argentina/Paraguai



Tchau Argentina...




Olá Paraguai!








 Em Asunción - Avenida Costanera


Nossa Senhora Santa Maria da Assunção (em espanhol: Nuestra Señora Santa María de la Asunción), ou simplesmente Assunção é a capital e maior cidade da República do Paraguai. É um município autônomo e Distrito Capital independente, isto quer dizer que não está integrado formalmente em nenhum departamento ou estado. Está localizada junto à baía de Assunção, na margem esquerda do rio Paraguai.

A capital é a sede dos três poderes da nação (executivo, legislativo e judiciário), do principal porto fluvial (Direção Geral de Aduanas) e do centro cultural do país.  Assunção é o centro da atividade nacional. Da capital partem as principais resoluções e projetos dos poderes do Estado, e se centralizam a banca, as entidades econômicas, culturais, diplomáticas, sociais, gremiais e industriais do país.


A Muito Nobre e Leal Cidade de Nossa Senhora Santa Maria da Assunção é o estabelecimento permanente mais antigo na bacia do Rio da Prata fundado por Juan de Salazar y Espinosa de los Monteros, natural de dita vila na Espanha. A fundação do forte que daria vida à cidade de Assunção se levou a cabo no território dos carios, uma das tribos guaranis que ocupavam a região. Durante a época colonial foi um importante centro de descanso e reaprovisionamento, para aqueles que chegavam ao Rio da Prata desde Europa, atraídos pelo ouro e a prata do Alto Peru.

Assunção é conhecida como a "Mãe das Cidades" porque, durante a conquista espanhola, partiram dela várias expedições com o objetivo de fundar outras cidades do cone sul-americano, entre elas Buenos Aires, Corrientes, Santa Fe, Concepción del Bermejo, Santa Cruz de la Sierra, Santiago de Jerez e Cidade Real.


Durante a época colonial, em 1731, Assunção foi o foco principal de una rebelião sob o comando de José de Antequera y Castro. Foi uma das primeiras reações contra o domínio colonial espanhol. Essa revolta fracassada ficou conhecida como a Revolta Comuneira.


Em Assunção, os próceres da independência, na noite de 14 de maio e na madrugada de 15, estalaram o movimento revolucionário paraguaio dirigido pelo capitão Pedro Juan Caballero. Vicente Ignacio Iturbe, que foi um dos próceres, chegou até a residência de Bernardo de Velasco, mas este não aceitou a proposta de entregar a praça, todo o armamento e as chaves do cabildo. Então os próceres apontaram 8 canhões em frente à casa do governador e Iturbe levou uma nova intimação, impondo um prazo breve para a resposta.

Velasco compreendeu que era inútil resistir e se rendeu. Ao conhecer-se a rendição de Velasco, foram disparados 21 canhões e se criou uma bandeira, a qual representaria a nova nação. O povo, ao dar-se conta do ocorrido, exteriorizou sua alegria na praça. Esta foi a única declaração de independência pacífica na América do século XIX. O certo é que os espanhóis se viram impossibilitados de atacar, já que as Províncias Unidas do Rio da Prata, que enfrentavam os espanhóis, impediam todo avanço destes para o Paraguai.

Já na época independente, durante o governo de José Gaspar Rodríguez de Francia, a maior parte do centro foi demolida para refazer a planta urbana em forma de quadrícula. Logo após a Guerra da Tríplice Aliança (1865-1870), Assunção foi ocupada por tropas brasileiras e aliadas de janeiro de 1869 (feito conhecido como Saque de Assunção) até 1876.

Ao terminar a Guerra da Tríplice Aliança, Assunção iniciou sua penosa reconstrução. A finais do século XIX, assim como a começos do século XX, começou a chegar um fluxo considerável de imigrantes procedentes da Europa e do Império otomano, o qual imprimiu à cidade uma importante alteração em seu panorama urbano; se construíram numerosas edificações e Assunção voltou a viver uma época de prosperidade que não conhecia desde antes da guerra.

Entre 1932 e 1935, o Paraguai atravessou a Guerra do Chaco e, nesse contexto, Assunção se converteu em um lugar de socorro e ajuda para os feridos da contenda. A partir de sua fundação, a cidade começou a crescer e estender-se, chegando à atualidade a formar uma grande área metropolitana, conhecida como Grande Assunção.


Catedral Metropolitana de Assunção



Vista do pôr-do-sol do quarto do hotel...bem em frente ao Shopping do Sol, um dos mais 'famosos' de Asunción; desta vez estávamos muito bem localizados.



Até a próxima! ✌

Pernoite em Asunción 🇵🇾🇦🇷   Hotel Ibis - US$ 75 dólares sem café da manhã

Total percorrido: 875 km


Nenhum comentário:

Postar um comentário