sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Viagem a Argentina e Chile: Conhecendo a Cordilheira dos Andes em 6 Pasos - 12° dia

Olá pessoal...

Acordamos com este dia lindo!




Decidimos tomar café em alguma cafeteria próxima do hotel. Café e medialuna em mãos... pegamos um metrô na estação mais próxima para chegar ao centro da cidade.




Santiago é a capital e a maior cidade do Chile. Está localizada na Região Metropolitana de Santiago, no vale central chileno, ao lado da cordilheira dos Andes. É o maior e mais importante e desenvolvido centro urbano, financeiro, cultural e administrativo do país

Santiago foi fundada pelo conquistador espanhol Pedro de Valdivia, no dia 12 de fevereiro de 1541, com o nome de "Santiago de Nueva Extremadura" (em honra ao Apóstolo Santiago, santo patrono da Espanha). A cerimônia de fundação ocorreu no "Cerro Huelén" (renomeado por Valdívia como Cerro Santa Lucia). Assim, Pedro de Valdivia iniciou a conquista do Chile. Foi escolhida essa região por seu clima moderado e por estar ao lado do rio Mapocho. Por conselho do cacique picunche Millacura, a cidade foi fundada entre os dois braços desse rio.


Um grave problema ambiental que a cidade sofre é a contaminação atmosférica existente, fazendo com que Santiago seja considerada a terceira cidade latino-americana com o ar mais poluído, depois da Cidade do México e de São Paulo. A capital chilena, como qualquer outra grande cidade, produz a poluição, o que vem gerando a acumulação de uma capa de smog (nevoeiro contaminado de fumaça) sobre ela nas últimas décadas o que impede, muitas vezes, de se ver a Cordilheira dos Andes.

Começamos nosso passeio em frente a Casa de la Moneda... e daí seguimos, a pé, pelas ruas da cidade, passando por pontos turísticos, vivenciando a cultura, a gastronomia, a arquitetura... 





Plaza de Armas...





Catedral Metropolitana 



























Museo Histórico Nacional

























Chegamos ao Cerro Santa Lucia... teremos "só" alguns degraus para subir...





















Cordilheira dos Andes ao fundo...






O Cerro é lindíssimo... um pequeno oásis em meio à selva de construções e poluição. Logo em frente ao cerro fica uma feira de artesanatos... ótimo para comprar "regalos"... rsrs




Fome chegando, vamos bater mais um pouco de perna para chegar ao Mercado Central. Na saída da feira compramos um suco natural de laranja de uma barraquinha na rua....muito bom!

Passamos por um 'paseo' bastante movimentado e pedimos informação para um gari de como chegar ao Mercado Central,  foi muito atencioso e nos deu a direção certinha.


Não poderíamos deixar de comer um dos pratos típicos daqui: o centolla.




Passeio feito... pegamos o metrô de volta ao hotel para nos equipar e seguir viagem para Valparaíso...



Trânsito intenso na rodovia. Muita gente indo para o litoral...



Chegando em Valparaíso...


A cidade portuária de Valparaíso é uma das maiores cidades do Chile e atualmente sedia o Poder Legislativo do país. A cidade tem um relevo acidentado e muitos morros, por isso muitas casas ficam em áreas inclinadas e oferecem uma bela vista para o mar. Valparaíso se destaca pela história, por suas casas coloridas amontoadas nos morros e pelo seu porto.





Depois de devidamente instalados... vamos passear

 




Devido ao terreno acidentado, existes vários "paseos" nas encostas dos morros juntamente com os ascensores que permitem mobilidade para subir e descer com mais rapidez e praticidade. São 16 funiculares (ascensor) ao total.























Decidimos descer pelas estradinhas e escadas...



Havia uma apresentação artística na pracinha, com música e teatro...


E mais abaixo, na praça que se estende por toda a avenida, uma apresentação de olodum... simplesmente contagiante! 


Vimos estes "carregadores" espalhados por aqui, muito legal.


Como sempre fazemos, fomos ao mercado para comprar suprimentos e retornamos ao hotel.

Estando em Valparaíso, não poderíamos deixar de andar em um ascensor, e como a subida é mais cansativa... vamos com ele então!


Para minha surpresa, acabamos andando no ascensor mais antigo da cidade, o Reina Victoria.




O ascensor Reina Victoria foi fabricado por Federico Page e Manuel Valenzuela em 1902, começou a operar em 1903 e recebeu este nome em homenagem à Rainha Victoria do Reino Unido que morreu em 1901. Os terremotos de 1971 e 1985 danificaram sua estrutura ele permaneceu fechado por vários anos, até que foi reformado em 1988. Em 2012 ele recebeu mais um reparo após um dos cabos se romper. Na mesma ocasião foram reparados outros 5 funiculares.






Até a próxima!



Pernoite em Valparaíso - Casas Viejas Hostel: $ 35.000 pesos chilenos, sem café da manhã.


Metrô Santiago: $ 740 pesos chilenos cada, por viagem
Ascendor: $ 100 pesos chilenos cada um



Nenhum comentário:

Postar um comentário