sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Viagem à Argentina, Chile, Bolívia e Paraguai - 3° Dia: De Santiago del Estero à San Fernando do Valle do Catamarca

Olá,

Aproveitamos ao máximo o café no hotel... geralmente, quando tem, é uma xícara de café, pão e geleia ☺Estava muito bom!


Depois seguimos até a praça central onde, na noite anterior, vimos um ponto de informações turísticas. Até chegar a Santiago del Estero, só passamos pelas cidades e a partir daqui começa 'oficialmente' nossa aventura!





Mapas e informações em mãos... seguimos para conhecer um pouco mais de Santiago del Estero: "Madre de Ciudades".



Um pouco da história:
Santiago del Estero é a capital da província de Santiago del Estero no norte argentino. Está localizada a margem do Rio Dulce e tem uma população de 230.614 habitantes. É a cidade mais antiga da Argentina fundada por colonizadores espanhóis que ainda existe tendo como apelido "Madre de Ciudades" (Mãe das Cidades). Possui diversas atrações turísticas e históricas como a Catedral, o Convento de Santo Domingo e o Museu Arqueológico Provincial. Vários povos ameríndios moravam nesta área: diaguitas, vilelas, tonocotés. Tinham distintos modos de vida, desde a caça e colheita até a agricultura e o comércio. No século XV os incas tentaram conquistar o território, e no século XVI os espanhóis. Diego de Rojas, quem tinha chegado ao Rio da Prata, explorou a região em 1542. Em 1549 Juan Núñez del Prado recebeu ordem do governador geral La Gasca e partiu desde Potosí. Fundou San Miguel de Tucumán e outras cidades no Noroeste da Argentina. Ainda que a região não pertencia ao Chile, houve uma disputa entre Núñez e Francisco de Villagra, e Villagra ganhou (1550). Após a conquista, Pedro de Valdivia enviou Francisco de Aguirre para governar o território. A sua pretensão era unir as terras desde o Pacífico até o Atlântico sob o seu governo, apesar que isto vidava as condições de La Gasca. Em 1553 Aguirre partiu e fundou Santiago del Estero. A província passou à autoridade de Tucumán, ainda que o Chile a reclamou. Santiago del Estero apoiou a independência da Argentina. Em 1820 se separou de Tucumán, e em 1856 teve a sua constituição. (Fonte: Wikipédia)

Na noite anterior, visitamos a 'Praza Liberdad' e assistimos uma apresentação da orquestra no 'Municipalidad de la Capital' (fotos no post anterior).

Hoje fomos conhecer a 'El Puente Carretero'...


Ela une a cidade de Santiago del Estero com La Banda. Foi doada pelo Governo Alemão como um ato de reparação: Durante a Primeira Guerra Mundial, navios argentinos foram afundados por engano e a Alemanha, em compensação, enviou a ponte desmontada para a província. A ponte foi montada por trechos e habilitada em 12 de fevereiro de 1927 pelo governador Domingo Maidana e outras autoridades.


Em La Banda, seguimos para o Dique 'Los Quiroga'. No decorrer da viagem percebemos que, por esta região, os diques são pontos turísticos da cidade. Em quase todas as cidades em que pegamos informações, os diques são indicados como local para visitação.


O Dique "Los Quiroga" é um reservatório ao longo do Rio Dulce. Está localizado perto da capital provincial Santiago del Estero e da cidade de La Banda. Tem um canal principal com uma rede de canais menores. Consiste em um muro de concreto armado de 390 m de comprimento e 7 m de altura, que continua em um aterro terrestre de 1,2 km, com um total de 32 portões.












Chegando em Termas de Rio Hondo...


Passeadinha rápida pelo centro da cidade...


Lembrancinhas compradas... seguimos para o Circuito Termas de Rio Hondo, onde são realizadas as provas de Moto GP




Então... vamos conhecer o museu...








Me senti criança outra vez!!!


Mach 5 do Speed Racer. Este veículo foi construído exclusivamente para o museu.








 Depois fomos conhecer a área externa.


Nas arquibancadas, conhecemos um casal de aventureiros de uma cidade próxima...


Aproveitamos para fazer um lanchinho...


Tentamos chegar o mais perto possível da pista...



Circuito do Moto GP concluído... hora de pegar estrada






Aires registrando o momento em que a motoca marcava 50.000 km














Seguimos então para San Fernando do Valle do Catamarca... essa "cidadezinha" lá embaixo...


Para quem conhece a Serra do Rio do Rastro... esta serra que estamos descendo é MUITO maior... como disse o Aires: "Coloca a Serra do Rio do Rastro no bolso"!


O Vale de San Fernando está localizado entre duas cadeias de montanhas: Ambato a oeste e Ancasti a leste. Ambas as formações correspondem à unidade geomorfológica denominada Sierras Pampeanas que foi fraturada durante o ciclo caledônio (primário) e aumentada no Terciário (que formou os Andes).



O declive da Serra de Ancasti, extremamente abrupto, dá origem a uma das mais belas estradas da geografia argentina: "Cuesta del Portezuelo". É uma estrada em ziguezague com uma extensão de 20 quilômetros. Muito sinuoso, com mais de 300 curvas, chega aos 1680 metros de altura e de onde se pode obter belos panoramas do Vale do Catamarca e a cordilheira paralela de Ambato.




Chegando em San Fernando, procuramos um hotel... não rodamos muito, mas o dia foi longo. Fizemos uma voltinha básica até a praça central e deixamos para visitar a cidade pela manhã.



Até a próxima! ✌

Pernoite em San Fernando do Valle do Catamarca  🇦🇷  Hotel Colonial - $ 790 pesos com café da manhã.

Total percorrido: 454 km


Museu do Automóvel: $ 30 pesos argentinos por pessoa




quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Viagem à Argentina, Chile, Bolívia e Paraguai - 2° Dia: De Ituzaingó à Santiago del Estero

Olá Pessoal!

Saímos do hotel logo cedo e paramos no posto para tomar um cafezinho...


Depois seguimos viagem rumo à Santiago del Estero...








Voltinha pelo centro da cidade...







Até a próxima! ✌

Pernoite em Santiago del Estero  Hotel Coventry - $ 970 pesos com café da manhã

Total percorrido: 860 km





quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Viagem à Argentina, Chile, Bolívia e Paraguai - 1° Dia: De Jaraguá do Sul à Ituzaingó ARG

Olá pessoal!

Deixamos tudo pronto na noite anterior, acordamos e... pegamos a estrada.

Saímos às 5:22h... sob a luz do luar!



Hoje começa nossa aventura para conhecer o norte da Argentina, atravessando diversas províncias...



... Até chegar ao Chile, passar pelo Deserto do Atacama e seguir para o litoral chileno. Depois subimos à Bolívia para conhecer o Salar do Uyuni e descemos pelo Paraguai em direção à Região das Missões,  pelas Ruínas Jesuíticas de Trinidad e Jesus de Tavarangué no Departamento de Encarnació.

Desta vez optamos por cruzar a fronteira por Santa Catarina, em Dionísio Cerqueira.


Paradinha para um café...




Chegamos a Dionísio Cerqueira por volta do meio dia, almoçamos e seguimos...


rumo à Aduana Argentina


Trâmites feitos, super tranquilo


Trocamos uns dólares com um cambista na fronteira, em Bernardo de Irigoyen, e continuamos nossa viagem



Achei engraçado ☺... "Inicio tercera trocha" (início de terceira faixa)

"fin tercera trocha" (fim de terceira faixa).

E o sol vai se despedindo...


Chegando à Ituzaingó





Até a próxima! ✌

Pernoite em Ituzaingó  Hosteria Champagne - $ 600 pesos sem café da manhã

Total percorrido: 992 km




sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Viagem pelo Deserto: Atacama e Uyuni - Vacinação

Olá pessoal,

Alguns países exigem que seja apresentada a carteira de vacinação comprovando que tenha tomado as vacinas obrigatórias para entrar naquele país.

Em nossa última viagem, pela Argentina e Chile, não foi necessário. Mas como vamos entrar na Bolívia para conhecer o Salar Uyuni, temos que cumprir com o solicitado por este país. A Bolívia exige que o brasileiro comprove a vacinação contra a febre amarela.

Dependendo do local, pode-se apresentar a Carteira de Vacinação nacional, mas de acordo com minhas pesquisas alguns Controles de Fronteira só aceitam a certificação internacional.

Como eu nunca tinha tomado esta vacina na vida, tive que fazer uma visita ao Posto de Saúde.
Depois de vacinada, fui encaminhada à pessoa responsável para fazer o Certificado Internacional.

Qualquer posto da Anvisa está habilitado a fazer o Certificado Internacional de Vacina.

Vale lembrar que a vacina tem um prazo de 10 dias para "fazer efeito", então programe-se para tomar a vacina bem antes da data da viagem.

"VIAJANTES – Para turistas que forem se dirigir a uma área com recomendação de vacina - tanto estrangeiros quanto brasileiros – e que não nunca receberam nenhuma dose da vacina, a recomendação é que seja vacinado pelo menos dez dias antes da viagem, que é o tempo que a vacina leva para criar anticorpos e a pessoa estar devidamente protegida. Quem tomou a vacina em algum momento da vida, não precisa de nova dose." (portalsaude.saude.gov.br) 



Como estamos falando neste assunto, vale ressaltar...


NÃO PRECISA:
  • vacina contra febre amarela para fazer conexão no Panamá
  • vacina contra febre amarela para o Peru
  • vacina contra febre amarela para o México
  • vacina contra febre amarela para a Argentina
  • vacina contra febre amarela para o Chile
  • vacina contra febre amarela para o Uruguai
  • vacina contra febre amarela para os Estados Unidos
  • vacina contra febre amarela para país nenhum da Europa
PRECISA:
  • vacina contra febre amarela para República Dominicana/Punta Cana
  • vacina contra febre amarela para Colômbia 
  • vacina contra febre amarela para desembarcar (sair do aeroporto) no Panamá 
  • vacina contra febre amarela para Cuba
  • vacina contra febre amarela para Barbados
  • vacina contra febre amarela para as Bahamas
  • vacina contra febre amarela para a Bolívia
  • vacina contra febre amarela para a Costa Rica
  • vacina contra febre amarela para a Nicarágua
  • vacina contra febre amarela para a África
  • vacina contra febre amarela para a Ásia tropical
  • vacina contra febre amarela para a Austrália

Fonte: http://www.viajenaviagem.com/2017/02/vacina-febre-amarela-venezuela-bolivia


Até mais pessoal!



quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Postagem no site do Viagem de Moto

Olá pessoal,

Recomendo aos aventureiros o site Viagem de Moto.

Encontramos muitas dicas legais sobre este universo. Postagens bem interessantes contando as aventuras de outros motociclistas por diversos lugares, por todo o mundo!

http://viagemdemoto.com/

Hoje eles fizeram uma postagem muito legal sobre nossa última viagem... confere lá!

http://viagemdemoto.com/viagens-pela-america-do-sul/3761-cordilheira-dos-andes-em-6-pasos



Até a próxima!!!


quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Viagem pelo Deserto: Atacama e Uyuni

Olá pessoal

Quase um ano se passou de nossa última viagem... e bate uma grande saudade de nos aventurarmos novamente.

Então... vamos viajar!!!

Desta vez o destino será o norte da Argentina e Chile, rumo ao Deserto do Atacama, depois subindo ao sul da Bolívia para conhecer o Salar de Uyuni - Deserto de Sal.

Confesso que esta viagem não estava nos meus planos para este período, mas Aires estava se programando para fazê-la em setembro afim de fugir do calor do verão no deserto. E como não está querendo viajar sozinho... Lá vou eu!!!

Menos de um mês para me organizar... o negócio é correr atrás de tudo o que falta: seguro saúde, revisão da moto, atualização de equipamentos, definir rota, pesquisar atrativos, hotéis... e fechar nosso check-list.


Nos próximos dias estaremos postando mais algumas informações sobre o trajeto...

Acompanhe conosco!!!






terça-feira, 1 de agosto de 2017

Clip - Viagem a Argentina e Chile: Conhecendo a cordilheira em 6 pasos

Um resumo do que foi nossa viagem de 19 dias, 11 mil Km entre dezembro de 2016 e janeiro de 2017.





Até a próxima aventura!!!