sábado, 18 de março de 2017

Bate e Volta - Forte Marechal Luz

Olá pessoal,


Hoje resolvemos ir até o Forte Marechal Luz, localizado na Praia do Forte em São Francisco do Sul - SC.

Já havíamos ido em um evento no Forte, mas à noite...então foi uma boa pedida para conhecer durante o dia.





Um pouco da história

Como um guardião que protege a entrada da baía da Babitonga, o Forte Marechal Luz está localizado aproximadamente 140 metros acima do nível do mar, no alto do morro João Dias, em São Francisco do Sul. Seu nome é uma homenagem ao Marechal Francisco Carlos da Luz (1830-1906), militar da época imperial e início da República. Ele foi construído em 1915 e apesar de ter sido desativado em 1977 como quartel de artilharia, ainda é um símbolo histórico e turístico da cidade, recebendo pessoas de todo o País durante o ano inteiro, além de servir como colônia de férias para militares e civis.

No alto do morro, foram instalados quatro canhões comprados do Reino Unido – dois de 120 mm e os outros de 152,4 mm – e que continuam até hoje no local. No entanto, eles nunca foram usados para ataques a embarcações, apenas para exercícios de tiro que eram realizados a alvos móveis no mar. 

O forte funcionou até 1977, quando o Exército Brasileiro passou a investir em outras fortificações com material bélico mais avançado e desativou o Forte Marechal Luz. O local recebeu reformas e adaptações com o passar dos anos, até que na década de 90 foi transformado em uma colônia de férias, onde trabalham 50 militares para cuidar da segurança e manutenção do forte.

Na base, além dos dormitórios, também há um restaurante terceirizado para atender ao público e, no alto do morro, um museu que conta a história do forte com documentos antigos e materiais usados pelo Exército, como projéteis usados nos canhões, corretores de alcance e prancheta de tiros.






 































Saindo do Forte, passamos pela praia do Capri...









Depois pelas praias de Itaguaçu e Ubatuba





Pena que o dia estava fechado e meio friozinho.

Até a próxima!


Entrada no Forte: R$ 2,00 por pessoa.










segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Passeio pela região dos lagos: Alto Cedros - Rio dos Cedros SC

Olá pessoal,

Dando um tempo nas postagens da nossa viagem (muita foto para selecionar), resolvemos dar uma voltinha de moto, afinal, desde que cheguei da viagem, ainda não tinha surgido uma oportunidade.

Coisa rápida, bate volta...

Saímos de Jaraguá do Sul próximo das 13 horas. Subimos por Corupá, São Bento e fomos nos aventurar pelo interior de Rio Negrinho...





E agora.... vai pra onde???




Pretendíamos ir até a pista de aeroplano que fica nesta região...






Mas encontramos o portão fechado... pra variar... rsrsrs



Então seguimos...









Pensamos em ir à Dr. Pedrinho e depois para Benedito Novo...


Mas resolvemos pegar para a região dos lagos (Alto Pedra Preta) e seguir até Rio dos Cedros



Eis que depois da curva... encontramos uma 'faixinha' de lama... daquelas tipo casca de banana sabe?!

Não deu outra: chão!


Fiquei pensando: Percorremos 11 mil km, por 19 dias, em terras estrangeiras, muito rípio, cascalho, areia ...muitos medos, derrapadas, mas sem nenhum arranhão (nem na moto). 

Quando é pra ser... é!

Como o Aires sempre diz: "tudo é história"!


Por sorte a moto deslizou e nos deixou para trás...acho que foi mais o susto mesmo.



Check-up rápido no corpo e na moto. Tudo bem, vamos seguir!


Região dos Lagos em Alto Cedros


A região dos lagos se formou nos anos 50, quando os rios Bonito, Palmeiras e Cedros foram represados para abastecer duas usinas de energia elétrica da Celesc. O Pinhal, em Alto Cedros, é o mais extenso, com 14 quilômetros e 18 milhões de metros cúbicos de água.





Paradinha para fotinhos... e um visitante inesperado! Acho que ele queria pegar uma carona...














Em Pomerode...



Enfim... quase chegando em casa!!!



Apesar do susto, apreciamos lindas paisagens, como sempre! 

Nossa região possui uma vasta opção de passeios pelo interior que nos proporciona cenários incríveis!


Até o próximo passeio!