domingo, 29 de abril de 2018

Caverna do Diabo - Via Rastro da Serpente

Olá pessoal,

Neste feriado decidimos, finalmente, conhecer a tão famosa rodovia apelidada de "Rastro da Serpente"- BR-476 e SP-250 que unem os estados do Paraná e São Paulo. Este apelido foi dado por Edgar Treis Azevedo (PHD-BR) Proprietário de Harley Davidson Brasil, que ao rodar por aquelas sinuosas curvas, sentiu-se como uma cobra a serpentear.


A Estrada da Serpente inicia no município de Capão Bonito - SP, seguindo por Guapiara-SP, Apiaí-SP, Ribeira-SP, Adrianópolis-PR, Bocaiúva do Sul-PR e finalizando em Curitiba-PR. Estas rodovias juntas, tem a extensão de 261 km com 1250 curvas, que merecem respeito e muita atenção.

Saímos de casa lá pelas 6:30 sentido Curitiba - PR...


Segundo a descrição acima, começamos pelo final da 'estrada' e fomos subindo.




Quer experimentar? Vem comigo!!!



Confesso que tive que fazer o marido parar 2 vezes para 'reequilibar' a cabeça.  Me senti zonza e meio enjoada... mas não dá para parar, tem que ir até o fim né?! 



Para quem sofre de labirintite - Cuidado! 

Então,vamos seguir☺




Paradinha rápida em Apiaí para almoçar e fazer o registro fotográfico na praça...







Depois paramos no famoso bar 'Porthal Rastro da Serpente' em Capão Bonito (o início da estrada).






Dali, seguimos para a cidade de São Miguel Arcanjo...pegamos uma estradão te terra. Me arrepiei só de pensar na poeira. Por sorte, havia muito pouco movimento. A estrada não é das melhores, mas deu para seguir numa boa.



Chegando em São Miguel encontramos "um" hotel, acho que era o único na cidade. Saímos para jantar e depois descansar para pegar a estrada no dia seguinte.


Igreja de São Miguel Arcanjo


Decidimos acordar cedinho para seguir para a cidade de Eldorado... 



Serração baixa... parecia até uma garoa 



Chegamos ao Parque Estadual Carlos Botelho...






A gente atravessa o parque para chegar a Sete Barras...







Daqui, seguimos para Eldorado, local onde se encontra a "Caverna do Diabo"...





Enfim, chegamos ao Parque Estadual da Caverna do Diabo (PECD)




Já de cara gostamos muito da estrutura oferecida, possuindo restaurante, lojinha de souvenir, banheiros, etc.

Um pouco da história
Descoberta por pesquisadores há mais de 100 anos, já era conhecida e utilizada por indígenas e quilombolas há séculos, cuja história é povoada pelas mais incríveis lendas. Justamente por isso, a Caverna do Diabo ou Gruta da Tapagem é um lugar que merece ser visitado pessoalmente.

O Parque Estadual Caverna do Diabo é um dos parques que constituem o Mosaico de unidades de conservação do Jacupiranga. Está localizado entre os municípios de Iporanga, Eldorado e Barra do TurvoA caverna não é totalmente aberta à visitação pública. Dos 6,237 metros de extensão, apenas 600 metros estão livres para os turistas. Esta área dispõe de sistema de luz, passarelas, escadas e corrimãos.
A entrada da caverna fica a 460 metros de altitude e, lá dentro, o cenário é surpreendente. Curiosas estalactites, estalagmites, cortinas de pedras e cascatas de calcita intrigam especialistas e turistas que tentam desvendar os mistérios do lugar. As estalactites se formaram com a penetração da água no solo e, posteriormente, na camada de calcário, até atingir o teto da caverna. As estalagmites se elevam do solo, numa proporção estimada em um centímetro cúbico a cada 10 anos, o que justifica a preocupação dos guias e guardas da caverna com a degradação de seu interior.
De um lado ao outro da caverna registra-se um desnível de 150 metros, o que impossibilita o acesso de pessoas inexperientes na maior parte de sua extensão. Somente espeleólogos têm permissão para ultrapassar os limites pré-determinados. As formações mais interessantes podem ser vistas no salão conhecido como Catedral. A beleza do lugar dá asas à imaginação. Talvez, por isso, algumas dessas formas ficaram eternizadas com nomes um tanto quanto estranhos, quase todos dados pelo grupo paulista de espeleologia "Os Aranhas": Cabeça de Ema, Guardião, Galeria dos Órgãos, Pia Batismal, Branca de Neve, Cemitério dos Índios, Perfil de Buda, Reis Magos, Templo Perdido, Caldeirão do Diabo e Torre de Pisa.
Passando por esta galeria atinge-se um lago de águas represadas do Ribeirão das Ostras. À direita está o setor superior, aberto aos turistas. E descendo, à esquerda, acredita-se que há um incrível e sinistro labirinto com cerca de cinco mil metros de corredores e galerias subterrâneas na mais profunda escuridão. Neste trecho, que conduz ao centro da Terra, é proibida a entrada, pois, segundo a lenda, o diabo percorre diariamente esse caminho.
Outras coisas fascinantes podem ser vistas lá em baixo, num percurso, ora dentro das águas do ribeirão, ora nas rochas. São cachoeiras, lençóis de água e o lago do Silêncio, com 200 metros de extensão. Em alguns momentos, para se ultrapassar os obstáculos, é necessário o uso de cordas até ter a certeza de estar pisando em solo seguro. Dentro da caverna, o silêncio só é quebrado pelas águas que deslizam pelas rochas. Mas, lá dentro, o som é diferente. No interior da caverna tem-se a impressão de estar no maior lugar do mundo e, ao mesmo tempo, no menor cantinho, prestes a desabar. No ar sente-se o cheiro do perigo.

Saímos com o guia e um grupo de pessoas e seguimos a trilha para visitar a caverna...













A temperatura dentro da caverna é bastante agradável, independente de como esta o tempo lá fora. As sombras projetadas pela iluminação 'artificial' interna e/ou pela lanterna do guia mexem com a imaginação da gente. Ao final do passeio, o guia "libera" o grupo para retornarem sozinhos, pois a gente sempre quer fazer mais algumas fotos. No percurso até a caverna existem várias trilhas que podem ser feitas sem o guia. Muito legal!!!

Logo na saída da caverna, um riacho com água geladinha...



Aires encontrou esta salamandra na trilha...



A visita ao parque é realmente espetacular! Vale MUITO a pena.

Almoçamos no restaurante do parque e seguimos viagem... muita estrada pela frente


Entramos em Santa Catarina já a noitinha



Chegamos em casa bastante cansados... mas certos de que o passeio foi demais!


Até a próxima aventura!



Pernoite em São Miguel Arcanjo SP - R$ 120,00 c/ café da manhã

O Parque está aberto à visitação das 8hs às 17hs, de terça à domingo (às segundas-feiras, com exceção de feriados prolongados e férias escolares ele não abre). Para visitar a Caverna do Diabo é obrigatório o acompanhamento de um Monitor Ambiental Local. À cada 12 visitantes é necessário 01 monitor. Na portaria do parque há monitores e ao pagar o ingresso do parque pode-se pagar o custo do monitor para acompanhar na caverna. Os grupos saem de 20 em 20 minutos. R$ 28,00 por pessoa.
Maiores informações: http://www.cavernadodiabo.com.br/







Nenhum comentário:

Postar um comentário