sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Viagem à Argentina, Chile, Bolívia e Paraguai - 3° Dia: De Santiago del Estero à San Fernando do Valle do Catamarca

Olá,

Aproveitamos ao máximo o café no hotel... geralmente, quando tem, é uma xícara de café, pão e geleia ☺Estava muito bom!


Depois seguimos até a praça central onde, na noite anterior, vimos um ponto de informações turísticas. Até chegar a Santiago del Estero, só passamos pelas cidades e a partir daqui começa 'oficialmente' nossa aventura!





Mapas e informações em mãos... seguimos para conhecer um pouco mais de Santiago del Estero: "Madre de Ciudades".



Um pouco da história:
Santiago del Estero é a capital da província de Santiago del Estero no norte argentino. Está localizada a margem do Rio Dulce e tem uma população de 230.614 habitantes. É a cidade mais antiga da Argentina fundada por colonizadores espanhóis que ainda existe tendo como apelido "Madre de Ciudades" (Mãe das Cidades). Possui diversas atrações turísticas e históricas como a Catedral, o Convento de Santo Domingo e o Museu Arqueológico Provincial. Vários povos ameríndios moravam nesta área: diaguitas, vilelas, tonocotés. Tinham distintos modos de vida, desde a caça e colheita até a agricultura e o comércio. No século XV os incas tentaram conquistar o território, e no século XVI os espanhóis. Diego de Rojas, quem tinha chegado ao Rio da Prata, explorou a região em 1542. Em 1549 Juan Núñez del Prado recebeu ordem do governador geral La Gasca e partiu desde Potosí. Fundou San Miguel de Tucumán e outras cidades no Noroeste da Argentina. Ainda que a região não pertencia ao Chile, houve uma disputa entre Núñez e Francisco de Villagra, e Villagra ganhou (1550). Após a conquista, Pedro de Valdivia enviou Francisco de Aguirre para governar o território. A sua pretensão era unir as terras desde o Pacífico até o Atlântico sob o seu governo, apesar que isto vidava as condições de La Gasca. Em 1553 Aguirre partiu e fundou Santiago del Estero. A província passou à autoridade de Tucumán, ainda que o Chile a reclamou. Santiago del Estero apoiou a independência da Argentina. Em 1820 se separou de Tucumán, e em 1856 teve a sua constituição. (Fonte: Wikipédia)

Na noite anterior, visitamos a 'Praza Liberdad' e assistimos uma apresentação da orquestra no 'Municipalidad de la Capital' (fotos no post anterior).

Hoje fomos conhecer a 'El Puente Carretero'...


Ela une a cidade de Santiago del Estero com La Banda. Foi doada pelo Governo Alemão como um ato de reparação: Durante a Primeira Guerra Mundial, navios argentinos foram afundados por engano e a Alemanha, em compensação, enviou a ponte desmontada para a província. A ponte foi montada por trechos e habilitada em 12 de fevereiro de 1927 pelo governador Domingo Maidana e outras autoridades.


Em La Banda, seguimos para o Dique 'Los Quiroga'. No decorrer da viagem percebemos que, por esta região, os diques são pontos turísticos da cidade. Em quase todas as cidades em que pegamos informações, os diques são indicados como local para visitação.


O Dique "Los Quiroga" é um reservatório ao longo do Rio Dulce. Está localizado perto da capital provincial Santiago del Estero e da cidade de La Banda. Tem um canal principal com uma rede de canais menores. Consiste em um muro de concreto armado de 390 m de comprimento e 7 m de altura, que continua em um aterro terrestre de 1,2 km, com um total de 32 portões.












Chegando em Termas de Rio Hondo...


Passeadinha rápida pelo centro da cidade...


Lembrancinhas compradas... seguimos para o Circuito Termas de Rio Hondo, onde são realizadas as provas de Moto GP




Então... vamos conhecer o museu...








Me senti criança outra vez!!!


Mach 5 do Speed Racer. Este veículo foi construído exclusivamente para o museu.








 Depois fomos conhecer a área externa.


Nas arquibancadas, conhecemos um casal de aventureiros de uma cidade próxima...


Aproveitamos para fazer um lanchinho...


Tentamos chegar o mais perto possível da pista...



Circuito do Moto GP concluído... hora de pegar estrada






Aires registrando o momento em que a motoca marcava 50.000 km














Seguimos então para San Fernando do Valle do Catamarca... essa "cidadezinha" lá embaixo...


Para quem conhece a Serra do Rio do Rastro... esta serra que estamos descendo é MUITO maior... como disse o Aires: "Coloca a Serra do Rio do Rastro no bolso"!


O Vale de San Fernando está localizado entre duas cadeias de montanhas: Ambato a oeste e Ancasti a leste. Ambas as formações correspondem à unidade geomorfológica denominada Sierras Pampeanas que foi fraturada durante o ciclo caledônio (primário) e aumentada no Terciário (que formou os Andes).



O declive da Serra de Ancasti, extremamente abrupto, dá origem a uma das mais belas estradas da geografia argentina: "Cuesta del Portezuelo". É uma estrada em ziguezague com uma extensão de 20 quilômetros. Muito sinuoso, com mais de 300 curvas, chega aos 1680 metros de altura e de onde se pode obter belos panoramas do Vale do Catamarca e a cordilheira paralela de Ambato.




Chegando em San Fernando, procuramos um hotel... não rodamos muito, mas o dia foi longo. Fizemos uma voltinha básica até a praça central e deixamos para visitar a cidade pela manhã.



Até a próxima! ✌

Pernoite em San Fernando do Valle do Catamarca  🇦🇷  Hotel Colonial - $ 790 pesos com café da manhã.

Total percorrido: 454 km


Museu do Automóvel: $ 30 pesos argentinos por pessoa




Nenhum comentário:

Postar um comentário