domingo, 17 de setembro de 2017

Viagem à Argentina, Chile, Bolívia e Paraguai - 12° Dia: De Iquique à Oruro

Olá pessoal,

Hoje é dia de cruzar fronteira!!!

Saímos cedinho do hotel e passamos pela beira-mar...

Depois seguimos subindo

Iquique vista de cima...

Iquique é um centro urbano, que oferece aos visitantes espaços para a recreação e para o turismo. É o ponto de partida para recorrer maravilhosos balneários como Cavancha e entrar no deserto. No meio da pampa, os ecos que nascem do silêncio lembram a época dourada do salitre, como também a era dos geoglifos, os petroglifos e as pinturas rupestres. Dessa maneira, o caráter cultural é predominante na zona com comunidades aymaras e atacameñas que continuam sendo parte do panorama no altiplano andino e na cordilheira. As belezas do relevo pertencem principalmente ao Parque Nacional Vulcão Isluga, que tem cume de grande altura e amplas planícies onde coexistem a flora nativa, os gêiseres, lagoas e rios.

Nos despedimos de Iquique e seguimos...

Nossa próxima parada é no Cerro Unita onde se pode observar os geoglífos do "Gigante de Tarapacá"...

Localizado a nordeste de Iquique, a aproximadamente 84 quilômetros, há uma colina insular que reúne 21 figuras, entre as quais destaca-se o "Gigante de Tarapacá", nomeado por seu tamanho monumental de 86 metros de altura, e por ter uma figura Humanoide

É inferido que foi feito pelas culturas que habitaram a região de Tarapacá, entre 900 a 1.400 dC, como forma de adorar as crenças divinas.

Este grande geoglifo é acompanhado por outras figuras em dois painéis, um ao sul com doze formas geométricas e o outro ao oeste, sendo a figura principal o "Gigante de Tarapacá" junto com outras sete figuras geométricas.

Este é o gigante de Tarapacá visto do céu (Google Earth) a 1200 metros de altura.

De volta à Ruta 15, pegamos uma entrada à direita - logo após o Cerro Unita -  e fomos ver aonde ela ia dar... Só morros, pedras e um monte de nada... De repente um rio cortando um vale, muito verde e eis que aparece uma cidadezinha...

Fizemos a volta e retornamos para a Ruta...

E vamos subindo...

Chegando em Colchane

Colchane é uma vila e comuna chilena na província de Tamarugal, região de Tarapacá.

A comuna está localizada no altiplano andino a 3800 metros de altitude, na fronteira com a Bolívia. Inclui também as localidades de Isluga, Enquelga, Cariquima e Chijo.

Muitas llamas

Entrando na cidade...

... nos deparamos com um desfile das Festas Pátrias

Assistimos ao desfile, almoçamos e seguimos viagem. Foi muito legal nos despedirmos do Chile presenciando este acontecimento.

Chegando na fronteira com a Bolívia

Fizemos um novo amigo aqui... Javier

Em terras Bolivianas

Será que vamos nos molhar??

Encontramos uma cidade com o nome de Toledo na Bolívia...

Fomos até o Mercado Público pra conhecer

Achamos interessante nesta cidadezinha é que todas as construções tem os mesmos padrões e as mesmas cores

Chegando em Oruro..

Oruro é a 6ª cidade mais populosa da Bolívia a 3.735 metros de altitude. É também considerada a capital folclórica: o Carnaval de Oruro é famoso a nível mundial (declarado Obra Mestra do Patrimônio Oral e Intangível da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Depois de encontrar um hotel, fomos procurar um lugar para comer...

E fizemos uma passeadinha pela praça central...