quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Viagem à Argentina, Chile, Bolívia e Paraguai - 8° Dia: San Pedro de Atacama

Bom dia!

Hoje é dia do tour contratado com a Atacama Explora: Piedras Rojas + Lagunas Altiplanas (Laguna Chaxa, Socaire, Salar de Talar - Piedras Rojas, Laguna Tuyajto e Toconao). A van passa em frente ao hotel no horário marcado, por volta das 7 horas.


Primeira parada: Laguna de Chaxa

Aqui se paga uma taxa para entrar na reserva e o guia nos dá uma rápida explicação sobre o lugar, como se formou e os animais que encontramos aqui, bem como seus hábitos alimentares.


No Salar de Atacama (segundo maior do mundo) se encontra a Laguna Chaxa - Reserva Nacional 'Los Flamencos'. A Laguna de Chaxa é um oásis de água em meio a um deserto de sal. Fica a 65 km do centro de San Pedro e também na mesma altitude - 2300 metros. Aqui é possível se observar os Flamingos que se alimentam de artêmias, uma espécie de camarão que tem em média 1cm de comprimento e vivem nas regiões salinas. As artêmias são as grandes responsáveis pela coloração rosada dos flamingos. Nesta região há três espécies de flamingos: James, Chileno e Andino.


O terreno longo e plano que cerca a lagoa contribui para um espetacular nascer e pôr do sol. Flamingos e outras aves são mais ativos nessas horas do dia.



O Salar tem cenários bem diferentes: Mais parece um mar de crostas de cristais de sal... muito sal!
Essas crostas foram formadas a milhares de anos atrás pela evaporação das águas salinas subterrâneas



Legal é que no percurso há várias placas explicativas com muitas informações relevantes sobre o salar, o que facilita para quem visita a atração sem guia.












Além dos flamingos, essas avezinhas roubavam a cena. Elas ficam girando, muito engraçado!
Uma amostrinha do que vimos lá...


Nosso motorista e guia do dia: Juan Carlos



Saímos de Laguna de Chaxa e seguimos para Socaire onde tomamos café da manhã (faz parte do pacote). O povoado de Socaire possui apenas 380 habitantes e vive da produção de hortaliças. É uma rota de passagem para as atrações da região e se encontra a cerca de 3.300 metros de altitude.

Depois seguimos para o Salar de Talar  a 4.000 metros de altitude - Piedras Rojas




Em tradução literal do espanhol, Piedras Rojas significa Pedras Vermelhas. O nome não tem muito segredo, vem da coloração das pedras, que são produto de vulcões. Piedras Rojas é fruto de vulcões de composição básica.

Para entender melhor, existem dois tipos de vulcões que expelem  dois tipos diferentes de sedimento:
  • vulcão ácido: expele cinzas, que em contato com o ar e a temperatura baixa, se solidificam em pedras brancas, que são mais leves e que esfarelam mais fácil. Boa parte das pedras encontradas pelo Atacama são assim.
  • vulcão básico: expele lava, que tem uma quantidade maior de ferro e quando caem sobre rochas e em contato com temperatura baixa, se solidificam. Quando o ferro fica exposto ao ar, acaba se oxidando, dando a cor de ferrugem vermelha. 



Pensa no frio... ventava muito e eu mal conseguia caminhar



Aires caminhando sobre o lago congelado...







Saindo de Piedras Rojas pudemos ver uns floquinhos de neve que batiam no vidro da van...



Laguna Tuyajto...  fica a alguns quilômetros à frente de Piedras Rojas, a cerca de 4.300 metros de altitude


Esta "cor" branca ao fundo é neve!!! Estava nevando nos picos das montanhas e como tinha muito vento, acabava trazendo uns floquinhos até nós...


Por conta do vento forte nosso guia não ficou muito tempo por aqui. Eles tem a preocupação de o tempo piorar e não conseguirem retornar.




Depois da Laguna Tuyajto, retornamos para Socaire para almoçar no mesmo local do café da manhã. (almoço também incluso no passeio).




Toconao...


Toconao tem uma altitude de 2.475m e uma população com cerca de 500 habitantes. Muitas das construções locais utilizam uma pedra vulcânica chamada de liparita.

A Igreja de San Lucas é a segunda igreja mais antiga de todo o Chile. Esta que vemos não é a original, pois foi derrubada por um terremoto chileno, prova desta reconstrução é a marcação na parte superior da entrada principal da igreja que data de 1938.




O Campanário data do século 17. A madeira utilizada é de cardone (um tipo de cactus) e amarrada com couro de lhama. Este se mantém com a estrutura básica original.


Antes de seguirmos, fomos visitar um atelier...


... e uma simpática Lhama que habitava o local...



Tempestade de areia no retorno à San Pedro...



Depois de retornar... mais uma voltinha pela cidade



Até a próxima! ✌

Pernoite em San Pedro de Atacama 🇨🇱   Hostal La Casa de Mireya - $ 40.000 pesos com café da manhã

Total percorrido:  374 km


Atacama Explora (com Carolina) - Piedras Rojas: $ 33.000 tour + 2.500 Laguna Chaxa ($ 35.500 por pessoa)
                                                        Das 7:00 às 18:00 com café da manhã e almoço incluso



Nenhum comentário:

Postar um comentário