sábado, 18 de março de 2017

Bate e Volta - Forte Marechal Luz

Olá pessoal,


Hoje resolvemos ir até o Forte Marechal Luz, localizado na Praia do Forte em São Francisco do Sul - SC.

Já havíamos ido em um evento no Forte, mas à noite...então foi uma boa pedida para conhecer durante o dia.





Um pouco da história

Como um guardião que protege a entrada da baía da Babitonga, o Forte Marechal Luz está localizado aproximadamente 140 metros acima do nível do mar, no alto do morro João Dias, em São Francisco do Sul. Seu nome é uma homenagem ao Marechal Francisco Carlos da Luz (1830-1906), militar da época imperial e início da República. Ele foi construído em 1915 e apesar de ter sido desativado em 1977 como quartel de artilharia, ainda é um símbolo histórico e turístico da cidade, recebendo pessoas de todo o País durante o ano inteiro, além de servir como colônia de férias para militares e civis.

No alto do morro, foram instalados quatro canhões comprados do Reino Unido – dois de 120 mm e os outros de 152,4 mm – e que continuam até hoje no local. No entanto, eles nunca foram usados para ataques a embarcações, apenas para exercícios de tiro que eram realizados a alvos móveis no mar. 

O forte funcionou até 1977, quando o Exército Brasileiro passou a investir em outras fortificações com material bélico mais avançado e desativou o Forte Marechal Luz. O local recebeu reformas e adaptações com o passar dos anos, até que na década de 90 foi transformado em uma colônia de férias, onde trabalham 50 militares para cuidar da segurança e manutenção do forte.

Na base, além dos dormitórios, também há um restaurante terceirizado para atender ao público e, no alto do morro, um museu que conta a história do forte com documentos antigos e materiais usados pelo Exército, como projéteis usados nos canhões, corretores de alcance e prancheta de tiros.






 































Saindo do Forte, passamos pela praia do Capri...









Depois pelas praias de Itaguaçu e Ubatuba





Pena que o dia estava fechado e meio friozinho.

Até a próxima!


Entrada no Forte: R$ 2,00 por pessoa.










2 comentários:

  1. Muito legal o post! Moto é a melhor coisa, e viajar de moto é indescritível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, por algum motivo não estava recebendo os comentários!
      Obrigada! É sim, a gente se sente livre!

      Excluir