quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Viagem a Argentina e Chile: Conhecendo a Cordilheira dos Andes em 6 Pasos - 10° dia

Olá pessoal,

Saímos de Lonquimay cedo.




O céu ainda estava bem encoberto e não dava para ver o vulcão Lonquimay, então seguimos sem demora para nosso segundo passo fronteiriço: Pino Hachado.



Aduana Chilena, mais uma base de controle para quem esta saindo do país, mais próximo do paso há um complexo bem maior para quem esta entrando no Chile.







Fazia uns 5 graus... 1300 metros de altitude



Aqui fica o complexo fronteiriço para quem está entrando no Chile. 1600 metros de altitude, 3,5 graus


1800 metros de altitude e 0,5 grau.... muito frio!


O Paso Internacional Pino Hachado está em uma altitude de 1864 metros acima do nível do mar e é um dos mais importantes passos da fronteira Chile - Argentina.


Segundo Passo Fronteiriço Concluído!



Chegando na aduana argentina...



Video de Lonquimay à Aduana Argentina:
https://www.facebook.com/airesvolnei.pilonetto/videos/1668152786536048/



Daqui seguimos para Loncopué, El Huecú e El Cholar para fazer mais uma travessia pela cordilheira através do Paso Pichachen, de numero 3.

Em Loncopué paramos para abastecer e queríamos comer, mas o "comedor"estava fechado.


















Encontramos um mercado aberto, compramos umas coisinhas...e fizemos um lanchinho à beira da estrada na saída da cidade.




Video: https://www.facebook.com/airesvolnei.pilonetto/videos/1679145445436782/



Depois passamos rapidamente por El Huecú... 



e El Cholar e seguimos para o passo.




À beira da estrada haviam várias decidas até o rio e decidimos conhecer mais de perto...








Mas viagem que é viagem precisa de um pouco de emoção não é?!

Quando Aires foi sair com a moto, ela 'atolou' na areia fofa...







Afundou até o cardã... nem precisava segurar a moto rsrsrs



Para tirar, precisamos aliviar o peso dela e trabalhar em equipe e deu certo!




Aduana argentina...




Tramites feitos... seguimos para a divisa...

Paso Internacional Pichachen se encontra a 2.060 metros de altitude. Esta localizado na Província de Neuquén no lado Argentino (localidade mais próxima é El Cholar) e na frente da 8a. Região do Biobio no Chile e a localidade mais próxima é Moncol e depois Antuco.
No lado argentino existem vales verdes, rios e álamos para proteger as propriedades dos ventos; No lado chileno estão o vulcão Antuco, a Laguna Laja, Sierra Velluda e o Memorial da Tragédia de Antuco.




Sierra Velluda...  é um estratovulcão do período Pleistoceno, possui 3,585 metros de altitude e esta situado à sudoeste do Vulcão Antuco.









Terceiro Passo Fronteiriço Concluído!


Aires insistiu em subir este morro à esquerda...



Então fiquei aguardando aqui enquanto ele se aventurava...




Subindo...





No topo...




Eu sou um pontinho preto lá embaixo...


Descendo...








Sierra Velluda e Vulcão Antuco







Vulcão Antuco



Aduana chilena... O fiscal da aduana ficou meio confuso... "como estão entrando no Chile hoje se já saíram daqui hoje?". Explicamos que estávamos vindo do Pino Hachado, que o caminho era curto entre um e outro passo e que estávamos conhecendo os dois países indo e vindo pela cordilheira dos andes e tal... acho que eles entenderam. Na verdade, pela expressão parecia que estavam dizendo: vocês são doidos!


O movimento tanto nesta quanto na outra aduana é praticamente inexistente. Na aduana argentina só tinha uma mulher de pick-up e aqui, neste momento, somente nós. Trâmites feitos... vamos seguir.




Vulcão Antuco... é sem dúvida a principal atração da região. Está localizado a 2.985 metros acima do nível do mar e é considerado um dos mais pontiagudos do mundo. Possuí uma cratera singular em seu cume, a qual teve uma potente atividade vulcânica até 1853 e seu cone de 1985 metros de cinza e pedra carece de vegetação. Sua última erupção foi em 1869, mesmo assim o cenário ao redor é um tanto desolador... como se fosse algo bastante recente.


O Parque Nacional Laguna del Laja esta localizado no sopé dos Andes e estende-se em 11600 hectares de superfície. O que mais chama a atenção dos visitantes que passam pelo parque são os restos das violentas erupções vulcânicas ocorridas há séculos atrás. 








Video: https://www.facebook.com/airesvolnei.pilonetto/videos/1679715525379774/


Deste ponto em diante, por um bom trecho, começamos a ver muitas bandeiras chilenas com algo que pareciam lápides... vimos dezenas delas e não sabíamos o que significava.



Até que avistamos um monumento em meio às pedras e areia vulcânicas...


Mais tarde, no hotel, fomos procurar saber do que se tratava este monumento.



Tragédia de Antuco
A Tragédia de Antuco aconteceu com a morte de 45 membros de um batalhão do Exército do Chile, durante um exercício de marcha na montanha. Os soldados que ingressaram no Exército em abril de 2005, na cidade de Los Angeles, foram para as montanhas realizar treinamento. No dia 18 de maio de 2005 iniciaram a marcha, mesmo sem ter equipamentos adequados para enfrentar a montanha gelada. Uma tempestade de neve, conhecida como "Vientos Blancos" os surpreendeu nas proximidades do Vulcão Antuco e da Laguna del Lajas. Quarenta e quatro soldados e um comandante morreram congelados. Alguns corpos foram encontrados abaixo de uma camada de 4 metros de neve. Na busca, que findou apenas em 6 de julho de 2005, foram utilizados até sinais de satélites. A tempestade de neve provocou a morte dos soldados em um tempo entre 2 a 3 horas, como foi comprovado nas autópsias.

O caminho é marcado por placas, colocadas pelo Exército Chileno e pelos familiares, nos locais onde foram encontrados os corpos dos soldados. O  Memorial foi construído entre a Laguna del Laja e o Vulcão Antuco.

Mais informações em:






A estrada estava bastante firme, mas haviam areia e pedras soltas... quando o Aires parou aqui, o pé escorregou e a moto acabou caindo. Mas sem nenhum problema, só levantamos a moto e pronto!



Estação de esqui que funciona no inverno na base do vulcão Antuco






Como descrevi acima, a última erupção do Vulcão Antuco foi em 1869, mas estas placas de via de evacuação estão espalhadas por toda a cidade de Antuco... significa que não está extinto e ainda pode entrar em erupção.


Depois de ter rodado em 250 km de rípio, frio de 0,5 grau, atolar a moto na areia, derrubar a moto nas pedras soltas na base do vulcão, muita poeira... e de passar e presenciar histórias e cenários espetaculares... finalmente chegando em Chillan. 




No hotel, dei um banho de chuveiro nas minhas roupas, pois estavam "brancas" de tanta poeira. Fizemos uma caminhada, compramos suprimentos e voltamos ao hotel para dar um trato no restante dos equipamentos e descansar.




Até a próxima!




Pernoite em Chillan - Hotel Los Cardenales: $ 20.000, sem café da manhã.




Nenhum comentário:

Postar um comentário