domingo, 1 de janeiro de 2017

Viagem a Argentina e Chile: Conhecendo a Cordilheira dos Andes em 6 Pasos - 7° dia

Olá 2017...

Saindo de Bariloche, passamos pela Villa La Angostura. Mais uma cidade linda e graciosa!



Villa La Angostura fica no sul da Província de Neuquén, na beira norte do lago Nahuel Huapi, 780 metros acima do nível do mar. É a capital do Departamento Los Lagos, na Patagônia andina. 







we


Hoje começamos a travessia pela Cordilheira dos Andes... saindo de Villa la Angostura, seguimos até Puerto Montt, no Chile. Uhuuuuu!






Na aduana Argentina...

 

Este Gendarmerie foi muito atencioso. Ficou conversando com o Aires... pelo que entendi, estava há pouco tempo trabalhando ali. Os trâmites correram com tranquilidade e deu tudo certo.

Aqui na aduana encontramos um pessoal de Foz do Iguaçu. Na fronteira, conversamos mais um pouco, trocamos contatos, fotos...


 


Paso Cardenal Antonio Samoré

Única passagem que permanece transitável todo o ano. Une a província de Neuquén - Argentina com Chile. Primeiro encontra-se um posto de Gendarmaria e depois a Alfândega. O passo se encontra a 1321 metros acima do nível do mar. 






















Na aduana Chilena...



Aqui na aduana chilena também correu tudo bem... O Chile é mais criterioso e os trâmites demoram um pouquinho mais, principalmente quando se diz respeito a entrar com "coisas" argentinas no país. Tudo precisa ser devidamente declarado... e o pessoal do Senasa "gosta" de revirar nossas bagagens. Aqui tivemos que abrir uma mala, mas quando ele viu o quão difícil é, só olhou por cima e mandou seguir.

















Primeiro Passo Fronteiriço concluído!

Agora a próxima parada será no Vulcão Osorno.









Por aqui os rolos de feno são ensacados...



Parecem marshmallows gigantes... rsrsrs


Decidimos ir almoçar antes de subir o vulcão. Passamos da entrada que leva ao vulcão e seguimos em frente para encontrar um restaurante. Escolhemos aquele que tinha uma aparência melhor rsrsrs. Parecia até um sonho. Um buffet completo... a comida era maravilhosa e ainda tinha uma imensa variedade de sobremesas. Pagamos uma pequena fortuna (cerca de R$ 76,00 por pessoa), mas não tínhamos comido assim tão bem em dias. 



Então, vamos ao vulcão... Na estrada já é fácil perceber a diferença da cor da terra, muito escura e com várias pedras. Este solo vulcânico é rico em minerais, por isso, a paisagem é tão verde na região. 







Toda a subida até a base do vulcão é asfaltada...




O Vulcão Osorno já está extinto, não apresentando nenhum perigo. É por isso que o topo do vulcão permanece coberto por uma geleira, chamada de neve eterna que pode ser conferido em qualquer época do ano.




Ao término do asfalto se chega nesta enorme área de estacionamento e daqui, só se sobe pelo teleférico...




Antes de subir no teleférico, perguntei para o atendente da estação qual era a temperatura. Ele me disse que estava uns 4 ou 5 graus. Tinha bastante vento e bem gelado...




Interessante é que quando descemos na base seguinte não sentíamos mais aquele vento frio.




O segundo teleférico estava desativado por estar em manutenção então, para chegar até a primeira parte da neve, só a pé. O atendente nos disse que deveríamos subir seguindo as torres do teleférico e que na sexta torre encontraríamos neve. Então...vamos subir!



A sensação de subir nesta areia vulcânica é muito engraçada...grãos de areia porosa, fofa e leve, afundava uns 20 cm. Parecia que estávamos caminhando sobre sucrilhos... rsrsrs






Chegamos na sexta torre e descobrimos que, na verdade, a neve estava entre a sétima e a oitava torre... já que chegamos até aqui... vamos seguir.






  



Catando umas pedrinhas para levar para as crianças...



Muuuuuuuito legal!!! Para mim que até então nunca tinha visto neve, já valeu! 
Vamos descer...


Infelizmente não conseguimos ver o topo do vulcão pois estava meio nublado e o cume bem encoberto.
  


Para quem não conhece, esta é uma foto do vulcão encontrada na internet:



Aires ia na frente fazendo o trilho e eu ia pisando atrás... com todo este meu peso, praticamente escorregava por cima da areia...rsrs





Fomos ao outro lado para ver a pequena cratera...












 
   



Fim do passeio ao Vulcão Osorno... Próximo destino: Puerto Varas.




Puerto Varas está na região dos Lagos Andinos. A cidade foi fundada por colonos alemães em 1854. Talvez seja por isso, que ela pareça ser desenhada a mão, com suas pequenas casinhas de madeira, todas similares e de uma delicadeza à parte. As casas mais antigas são todas feitas de 'alerce', uma árvore nativa da região. A cidade ainda tem como plano de fundo o cartão postal do lago Llanquihue com seus vulcões. Puerto Varas está encravada na maior região produtora de salmão “in natura” do Chile. 







Depois para Puerto Montt...

  


São poucas as opções de o que fazer em Puerto Montt. A cidade não tem muitos pontos turísticos além do conhecido Mercado Angelmó. 

Conseguido o hotel, depois de nos instalar, descobrimos com a proprietária que nos dias 1 e 2 de janeiro, ninguém trabalha no Chile, ou seja, museus e demais atrativos todos fechados. Então resolvemos dar uma volta até a orla e jantar, pois já passava das 20 horas.





 21:30 e este foi o pôr-do-sol que presenciamos... Lindo!




A Catedral de Puerto Montt fica em frente a Praça das Armas e é bastante peculiar...toda feita em madeira entalhada... Pena que estava fechada.



 





Veja mais em: https://www.youtube.com/watch?v=xygwck8hbOA&feature=youtu.be

Até a próxima!

 Pernoite em Puerto Montt - Hostal Millantù: $ 30.000 pesos chilenos, com café da manhã (café, pão e geleia).

Vulcão Osorno - acesso ao teleférico: $ 12.000 pesos chilenos por pessoa (subida e descida).





Nenhum comentário:

Postar um comentário