sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Documentos para viajar de moto para países do Cone-Sul

Olá,

Neste post vou falar sobre a documentação necessária para poder viajar, de forma tranquila, pelos países que integram o Cone-Sul.



Como definição geral, devido às afinidades geográficas, naturais, econômicas e sociais, o Cone Sul normalmente é entendido como a região que engloba o Chile, a Argentina, o Uruguai e os estados brasileiros do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Algumas vezes se inclui também o Paraguai, sul da Bolívia e Peru por contiguidade geográfica, apesar de ambos terem características essencialmente diferentes dos demais países.

Deserto de Atacama, Cordilheiras dos Andes, Ushuaia, Carretera Austral, Lagos Andinos, Machu Picchu, Região da Patagônia, Bariloche...  vulcões, desertos, estradas sinuosas – de asfalto e de rípio – todos esses destinos estão entre os mais belos das Américas. O Cone Sul é riquíssimo para viagens de moto. 

Os documentos necessários para moto viagem pelo Cone Sul são:

Documento de Identidade (RG) - a foto precisa estar coerente com quem você é hoje. Isto é, fotos muito antigas não são recomendadas, tire uma segunda via do documento se preciso.
Carteira Nacional de Habilitação - dentro da validade, claro. E foto nova, que dê para reconhecê-lo(la).

Carteira Internacional de Motorista (CNH) - pode ser tirada no Detran da sua cidade ou em clubes Touring espalhados pelo Brasil (esse documento só é necessário em casos de acidente, então é melhor prevenir).  

Documento Carta Verde - é um seguro obrigatório. Você o tira na sua seguradora/corretora de seguros e paga conforme o período da sua viagem (10 dias / 20 dias / 30 dias, etc). 

Seguro SOAPEX - obrigatório e válido para o Chile, faz o papel do seguro carta verde. Pode ser feito via Internet. (saiba mais aqui)


  • Se você contratar uma Carta Verde que inclua o Chile, não será necessário o SOAPEX. No entanto, no documento é necessário constar explicitamente que a cobertura inclui o Chile, já que o mesmo não faz parte do Mercosul. Como  a Carta Verde é um seguro obrigatório somente no Mercosul, algumas seguradoras podem não descrever os países da cobertura.

Se a moto estiver financiada é preciso um documento da financeira autorizando a utilização do veículo pelos países que você irá cruzar e pelo período que ficará com o veículo fora do Brasil.

Passaporte - não é obrigatório nos países membros do Mercosul (Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile), mas pode ajudá-lo em trâmites nas aduanas e outros que requeiram um documento de aceite internacional, além de você ter a recordação dos carimbos das aduanas dos países que cruzar. O procedimento nas aduanas com o passaporte, costuma ser mais rápido do que usando apenas o RG (identidade). Lembre-se: seu passaporte precisa ter no mínimo 6 meses antes de vencer sua validade. 

Documentos da moto em perfeito estado e com todas as taxas em dia (IPVA, Seguro Obrigatório, etc). 

Outros documentos aconselháveis (porém não obrigatórios nas aduanas) são o seguro da sua moto e o seguro saúde internacional.

Ressalvas importantes:
a) No Peru e outros países mais ao norte da América do Sul (também Equador e Colômbia - não fazem parte do Cone Sul, mas vale a ressalva) - desde janeiro/2011, é obrigatório ter o seguro SOAP, não sabemos se tal seguro está sendo feito em seguradoras do Brasil, mas você pode e deve o fazer quando chegar nesses países, conforme orientações que lhe serão dadas pelos oficiais nas aduanas ou pelos policiais quando for parado. 

b) Na Bolívia os trâmites nas aduanas são mais burocráticos, por consequência mais demorados. Tenha sempre paciência e trate todos com respeito, mesmo que não seja tratado com educação. 
c) No Peru, Bolívia e todos demais países mais ao norte da América é obrigatório ter o passaporte, em alguns casos o motociclista até consegue passar para o Peru ou Bolívia, sem o passaporte, mas pode ser barrado. 

d) O cartão de vacinação - febre amarela (é obrigatório na Bolívia e Peru); também recomendado imunização contra Catapora, Hepatite A e Hepatite B.

Com todos os documentos acima em mãos, tire cópias simples (xerox) de todos eles para caso perder os originais durante a viagem, guarde-os em saquinhos plásticos ou pastas (separe em dois locais os originais das cópias) em local seguro na sua moto e boa viagem!

Outra dica é fotografá-los e guardar os arquivos num pen drive ou em um serviço como o Dropbox, Google Drive ou mesmo enviar para o próprio e-mail. 

IMPORTANTE: GUARDE ABSOUTAMENTE TODOS OS PAPÉIS QUE RECEBER NAS ADUANAS E NÃO SE ESQUEÇA DE DAR ENTRADA E SAÍDA EM TODAS AS ADUANAS DOS PAÍSES QUE CRUZAR.

Fonte: Por Policarpo Jr - RockRiders.com.br (http://www.rockriders.com.br/







Nenhum comentário:

Postar um comentário