quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Como ser uma boa garupa de moto

Olá pessoas...

Hoje vou dedicar este post às garupas!





Fiz algumas pesquisas na net e achei este assunto bastante interessante. Vemos muitos 'casais' andando de moto: geralmente o marido/namorado pilotando e a esposa/namorada na garupa.

Depois de algumas viagens com meu marido, até surgiu um interesse em aprender a pilotar e 'sonhar' em um futuro pilotando minha própria moto... rsrsrs Mas, como sou 'desprovida' de tamanho, terei que me contentar em ser só garupa, por enquanto.

Com a 'pouca' experiencia que já adquiri e através de algumas pesquisas, separei algumas dicas:


1. Utilize roupas adequadas, como calça e jaqueta cordura ou de couro, um bom capacete, botas (ou um sapato bem fechado) e luvas. Em dias mais frios use roupa térmica (segunda pele) por baixo, pode também usar uma balaclava ou protetores de pescoço. Caso suas roupas não sejam impermeáveis, capa de chuva é fundamental.

2. Mantenha os cabelos presos. Uma boa dica é fazer bom uso dos buff's, eles mantém seu cabelo protegido e ajudam a manter o capacete limpo por dentro.

3. O garupa deve subir na moto como se estivesse montando um cavalo (preferencialmente do lado esquerdo): apóia um dos pés sobre uma das pedaleiras, passa a perna sobre o banco, apóia o outro pé sobre a pedaleira do lado de lá e ajeita-se até encontrar uma posição inicialmente confortável. Importante lembrar que sempre deve-se aguardar o "comando" do piloto, pois ele avisa quando pode-se subir e descer da moto em segurança (sempre que a moto estiver apoiada com o 'pé' abaixado). E enquanto o piloto estiver manobrando a moto, o passageiro jamais deve tirar os pés das pedaleiras e evitar se mexer.

4. Em movimento, mantenha sua postura o mais ereta possível. Pode segurar nas alças traseiras ou no piloto, mas prestando atenção para não apoiar seu peso sobre ele, o que atrapalhará a pilotagem. Nas freadas e arrancadas, deve segurar-se nas alças e não no condutor ou compensar o desequilíbrio momentâneo com leves inclinações do corpo. Outra opção para frenagens bruscas é o garupa “abraçar” com as pernas o piloto para também não forçar demais os braços nas alças.

5. Nas curvas a garupa deve acompanhar a inclinação do piloto. Assim, a moto contorna a curva mais suavemente. Evite falar ou sinalizar em curvas ou ultrapassagens, pois isso tira a atenção do piloto.

6. A garupa deve evitar ao máximo fazer movimentos bruscos. Em altas velocidades, se possível, a garupa deve ficar mais próximo do piloto. Isso centraliza o peso sobre o banco e reduz as turbulências causadas pelo vento.

7. É necessário atenção e sincronia com o piloto, isso é muito importante para a segurança pois, um garupa desatento ou que não tenha um comportamento adequado, pode causar um acidente levando ambos ao chão. Às vezes acontece de o piloto não perceber, ou por falta de sinalização, e passar por uma lombada ou buraco Nestes casos, quando o carona esta atento pode se antecipar e se 'segurar' de modo que a frenagem (ou não) não prejudique ou cause uma queda. Eu costumo me segurar com os pés bem firmes na pedaleira e me levanto um pouquinho do banco, só apoiando as mãos nas costas do piloto, assim eu não sinto aquele solavanco e me mantenho equilibrada.

8. Deixe os documentos, cartões de banco/crédito e dinheiro sempre no bolso (que tenha zíper) da jaqueta ou calça. O pagamento de pedágios é uma das funções do garupa.

9. A garupa não pode nunca cochilar ou dormir sobre a moto. Caso seja necessário viajar a noite e sinta sono, é bom dar uma parada e tomar um café forte para se manter acordada. Outra dica é mascar um chiclete, pois dificilmente alguém adormece enquanto mastiga algo.

10. Tire fotos! Em muitos momentos é possível fazer boas fotografias e até vídeos, sem se mexer demais ou bruscamente. Quando não estiver utilizando a máquina, guarde-a dentro da jaqueta ou no bolso da jaqueta.





11. Lembre-se de curtir o passeio. Parece muita coisa para lembrar e fazer, mas com o tempo a gente se acostuma e acaba fazendo automaticamente. O medo é compreensivo mas não precisa virar um problema. O importante é se sentir bem, confortável e estar em sintonia com o piloto. Aproveite para observar a sua volta, pois podemos desfrutar de lindas paisagens... afinal, tem-se suas vantagens não pilotar a moto. Pois, por mais que o piloto curta o passeio, precisa estar sempre focado na pilotagem, concentrado no trânsito e acaba perdendo paisagens e detalhes que passam despercebidos por ele.






Acho interessante comentar que a carona sofre um pouco mais do que o piloto no quesito cansaço. Principalmente se a estrada não for muito boa... No meu caso, acabo ficando um pouco tensa, coloco mais força nas perdas e "prendo"os pés nas pedaleiras, faço maior uso das alças ao lado do banco e acabo ficando com algumas dores no dias seguintes. Mas quando a estrada é boa... fico bem relaxada, na maior parte do tempo minhas mãos ficam apoiadas sobre os joelhos ou coxa ou mesmo apoiada no banco atrás do piloto. Utilizo um encosto (meio improvisado) o que facilita maior conforto e não chego a cansar muito não. No mais, em cada parada o importante é dar uma boa esticada nas pernas, fazer uns alongamentos e hidratar o corpo.



Curta o passeio e boa viagem!!!





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