sábado, 27 de agosto de 2016

Grutas de Botuverá






O destino de hoje veio de uma pesquisa na web para obter dicas de passeios para o final de semana. No blog http://www.sodemoto.com.br/2011/08/um-passeio-pelas-grutas-botuvera-sc.html encontrei algumas dicas, entre elas, as cavernas de Botuverá.



Saímos de Jaraguá do Sul às 8 horas e decidimos passar por Pomerode onde fizemos uma paradinha na loja Brych Motos.



Daí, seguimos para Gaspar. Pegamos um pedaço de estrada de chão na região de Gasparinho até chegar a Brusque.



Chegamos em Botuverá por volta das 11 horas e seguimos em direção ao parque, cerca de 15 km do centro da cidade.



















Boa parte do trajeto é asfaltado e este termina em frente  as antigas chaminés de fornos de queima de calcário (patrimônio histórico).









Depois da seção de fotos, seguimos para as grutas e, daqui para frente...estrada de chão!








Nos surpreendemos com o local. Bastante organizado, limpo. Possui uma boa estrutura com Museu, restaurante/lanchonete, quiosques e estacionamento. Além de fazer o passeio pela gruta, ainda pode-se fazer uma caminhada até uma pequena cachoeira ou mesmo desfrutar das belas paisagens naturais do parque.



Chegamos ao parque por volta das 11:40 horas e a "turma" do passeio pela caverna das 12 horas já estava fechada. O jeito foi esperar para o próximo que seria às 14 horas.

Sendo assim, almoçamos e aproveitamos para conhecer o parque:









Como, infelizmente, no se pode tirar fotos no interior da caverna, o jeito foi registrar a entrada.


O passeio é feito em grupos de, no máximo, 15 pessoas e somente na companhia de um guia. Todos temos que utilizar capacetes para proteção no interior da caverna. Mesmo depois de caminhar bastante pelo parque, tivemos que encarar mais de 700 degraus, entre subida e descida. Mas valeu muito a pena!!!

Ah, não posso esquecer da lanchonete: fizemos um lanche no almoço e estava "muito bom". Recomendo!


Saindo do parque, fizemos a rota pelo lado oposto ao que viemos. Cerca de 50 km de estada de chão. Afinal, como diz meu marido: "é para isso que tenho uma big trail!". Então... vamos nos empoeirar!!!






Para quem já andou pela Serra da Rocinha, esta estrada estava muito boa! Muita subida, descida, curvas e claro, um visual de encher os olhos!



















Enfim, chegamos em Presidente Nereu...



e daí, seguimos para casa...










Depois de aproveitar bem o dia, chegamos em casa por volta de 19:30 horas... Embora muito cansados, foi um super passeio. Para quem gosta de curtir a natureza, vale a pena se 'sujar' um pouco!

Até a próxima!



Conhecendo um pouco da história das Grutas de Botuverá

As Grutas de Botuverá ficam na localidade de Ourinho, a 15 km do Centro de Botuverá. Possuem, aproximadamente, 1200 metros de extensão e são compostas por vários espeleotemas (esculturas feitas pela água), tais como travertinos, cortinas, couves-flor, chão de estrelas, fendas, vielas, estalactites, estalagmites e passagens distribuídas em labirintos e salões. Constitui um conjunto inigualável e eternizado por pingos de água que gotejam continuamente do teto a centenas e milhares de anos.
Em virtude de sua beleza e porte, é considerada a maior e mais ornamentada gruta do Sul do Brasil, sendo visitada há mais de vinte anos.
A caverna apresenta inúmeros salões que alcançam até 20 metros de altura, povoados por figuras, colunas e calcita escorrida entre outras formas.
Possui uma única entrada conhecida e o início do seu desenvolvimento se dá em piso de argila com bloco calcário. A partir dos primeiros 50 metros é que se vislumbram os amplos salões que a compõem. 
Atualmente algumas áreas da caverna estão restritas, tendo em vista a determinação do Plano de Manejo do Parque, com a finalidade única e exclusiva de não prejudicar as formações e a diversidade biológica.
A cavidade foi formada pela dissolução de rochas carboníferas do período Pré-cambriano, há pelo menos, 65 milhões de anos e caracteriza-se por possuir galerias e amplos salões ornamentados com estalactites, estalagmites, colunas e outras formações.
A diversidade biológica nesta gruta é considerada alta para uma cavidade sem curso d’água no Brasil. Foram registradas 7 espécies de morcegos e mais 35 espécies de invertebrados.
Sob este aspecto, destaca-se no contexto espeleológico nacional pela ocorrência de 6 espécies endêmicas (exclusivas do local) e altamente especializadas de invertebrados. Apenas 10 cavernas brasileiras possuem um número tão expressivo de troglóbios (espécies de vida restrita às cavernas).

Um comentário:

  1. Para quem esta programando o passeio, ATENÇÃO! As grutas irão passar por uma reforma em breve, favor entrar em contato com o parque para maiores informações 47 3359-1100 ou 47 3087-8387.

    ResponderExcluir